Com entrada gratuita, de 28 de Novembro a 08 de Dezembro, espaço receberá apresentações de espetáculos em celebração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil
A ópera vai tomar conta de Curitiba a partir de 28 de Novembro (quinta-feira), quando acontecerá no anfiteatro das Ruínas de São Francisco, a primeira edição do Largo das Óperas. O evento inédito faz parte da programação oficial do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2024 e terá nove apresentações das consagradas óperas de compositores italianos La Bohème, de Giacomo Puccini; La Traviata, de Giuseppe Verdi e O Elixir do Amor, de Gaetano Donizetti em celebração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil e ao centenário de morte de Giacomo Puccini.
Com entrada gratuita, os espetáculos acontecem de 28 de Novembro a 08 de Dezembro, de segunda a sábado as exibições iniciam às 20h, no domingo às 19h. A duração aproximada de cada ópera é de uma hora e quinze minutos.
Realizado pela ONG Unicultura, o Largo das Óperas conta com a direção musical e regência do maestro Roberto Ramos e a direção de cena da professora e cantora lírica Denise Sartori. Ao todo, mais de quarenta profissionais estão envolvidos na produção da primeira edição do Largo das Óperas entre cantores e cantoras líricas, coralistas, músicos, cenógrafo, figurinista, técnicos de palco, produtores, comunicadores, entre outros.
Para o idealizador e produtor do Largo das Óperas, Ricardo Trento, a ideia é democratizar o acesso a este estilo musical clássico. “Curitiba terá mais uma oportunidade de celebrar a riqueza da cultura operística e reforçar a conexão cultural entre a Itália e o Paraná”, lembra.
Espetáculos - Dias 28, 29 e 30 de novembro, acontecem as apresentações da ópera La Bohème, de Giacomo Puccini. Composta em 1895, narra a vida de um grupo de jovens boêmios em Paris, centrando-se na história de amor entre o poeta Rodolfo e a frágil costureira Mimi. Em meio à pobreza e aos desafios, o casal vive momentos de paixão e tristeza. A ópera explora temas de amor, amizade e perda. Interpretam os personagens as sopranos Masami Ganev (Mimi) e Ornella de Lucca (Musetta), o tenor Vitorio Scarpi (Rodolfo) e o barítono Douglas Hahn (Marcelo).
Dias 02, 03 e 04 de dezembro, a ópera La Traviata, Giuseppe Verdi, será interpretada pela soprano Ornella de Lucca (Violetta), pelo tenor Renato Cordeiro (Alfredo Germont), e pelo barítono Douglas Hahn (Giorgio Germont). Escrita em 1853, "La Traviata” conta a história de Violetta, uma cortesã que se apaixona por Alfredo e tenta viver esse amor. Porém, desafios familiares e pessoais surgem, testando o relacionamento do casal. A ópera explora temas de amor verdadeiro e escolhas difíceis.
Nos dias 06, 07 e 08/12, o Largo das Óperas apresenta O Elixir do Amor, de Gaetano Donizetti. A ópera revela a trajetória de Nemorino, um jovem apaixonado pela bela Adina, que o despreza. Ele compra um "elixir do amor" na esperança de conquistar seu coração. Com humor e encantamento, a ópera explora as reviravoltas do amor e da confiança. Interpretam os personagens as sopranos Ana Paula Machado (Adina) e Lígia Ishitani
(Gianetta), o tenor Renato Cordeiro (Nemorino), o barítono Douglas Hahn (Belcore) e o baixo barítono Divonei Scorzato (Dr. Dulcamara).
Apoios e patrocínios - O Largo das Óperas foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura com patrocínios da Lar, Havan, BRFértil, Arlequim, Unimed Curitiba, Rochesa, Siderquimica, Embrart, Sysmex. Tem apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba, Padaria América e apoio institucional do Consulado Geral da Itália em Curitiba. A produção é da Trento Comunicação e a realização da Unicultura.
S E R V I Ç O:
Primeira edição do Largo das Óperas
Data: de 28 de Novembro a 08 de Dezembro
Local: Anfiteatro das Ruínas de São Francisco
Endereço: Praça João Cândido - Alto São Francisco
Horários: de segunda a sábado às 20h, domingo às 19h
Entrada gratuita
Capacidade: aproximadamente mil pessoas
Mais informações em https://www.unicultura.com.br/largodasoperas/
Crédito das fotos: Marlom de Souza.
Comentários