PROJETO "QUANDONDE LITERÁRIA" DESTACA PROTAGONIMSO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

 Projeto “quandonde literária” destaca protagonismo de pessoas com deficiência visual em ação especial com o Instituto Paranaense de Cegos

O projeto “quandonde literária” ganha destaque em Curitiba com uma ação inédita de inclusão artística em parceria com o Instituto Paranaense de Cegos (IPC). A iniciativa culmina em uma apresentação pública no dia 24 de maio, na Praça Oswaldo Cruz, e coloca pessoas cegas e com baixa visão no centro da cena artística, celebrando a potência criativa e o direito à cidade para todos os corpos.

A proposta também aposta em performances relacionais, onde o público deixa de ser mero espectador e torna-se parte ativa da experiência, ressignificando memórias, afetos e narrativas em pleno espaço urbano que irá acontecer no final do ano. Os artistas Diego Baffi,  Juliana Liconti, Léo Menin e Marcella Perbiche conduzem as ações. 

A contrapartida social: protagonismo de pessoas com deficiência visual                                      Um dos pontos altos do projeto é a ação inclusiva em parceria com o Instituto Paranaense de Cegos (IPC). Desde o mês de março, artistas do projeto estão promovendo um intercâmbio artístico com estudantes e docentes do programa de arte do IPC, desenvolvendo práticas de contação de histórias acessíveis e performances públicas com pessoas cegas e de baixa visão.

O intercâmbio culmina em uma apresentação especial no dia 24 de maio, na Praça Oswaldo Cruz, colocando os participantes do IPC no centro da cena artística e reconhecendo sua potência como criadores e multiplicadores culturais.

“Essa parceria reforça o compromisso do projeto com a democratização da arte e com o direito à cidade para todos os corpos”, destacam os organizadores.

A ação integra o projeto “quandonde literária”, uma iniciativa da plataforma quandonde intervenções urbanas em arte em parceria com o Espaço Psi.Encena. As demais performances do projeto — que unem arte, literatura e diversidade de vivências — estão previstas para novembro, ainda sem datas confirmadas.


 Serviço
Apresentação com estudantes do IPC – quandonde literária
Onde: Praça Oswaldo Cruz – Centro, Curitiba
Quando: 24/05 (Sábado)
Horário: A partir das 14h às 16h. (As histórias são contadas para uma pessoa por vez) 
Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARNAVAL DOS RAROS

"SOBREPOSIÇÕES" REVELA TINTAS INCOMPATÍVEIS SOBRE TELA

UNICURITIBA AMPLIA POSSIBILIDADE DE ACESSO À GRADUAÇÃO VIA ENEM