MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAROftalmologista do Hospital CDOP reforça cuidados com a saúde ocular na terceira idade

Doenças silenciosas como catarata, glaucoma e DMRI exigem atenção preventiva e tecnologia aliada ao cuidado humanizado

Com o avanço da idade, manter uma boa visão é fundamental para garantir autonomia, segurança e qualidade de vida. Atento a essa realidade, o Hospital CDOP – Cirurgia e Diagnose em Oftalmologia do Paraná, referência em oftalmologia no Paraná, reforça a importância do acompanhamento oftalmológico contínuo a partir dos 60 anos, especialmente diante do aumento da expectativa de vida da população.

As doenças oculares mais comuns nessa faixa etária são catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e retinopatia diabética. O grande desafio é que muitas evoluem silenciosamente, sem sintomas perceptíveis até estágios mais avançados”, explica a oftalmologista Sandra Avila, diretora clínica do Hospital CDOP, que celebra 30 anos de atuação. “Por isso, as consultas regulares são indispensáveis para o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz”.

A oftalmologia, segundo a médica, exerce um papel central na promoção do envelhecimento saudável. “Uma simples cirurgia de catarata, quando bem indicada, pode restaurar a independência do paciente, reduzir riscos de queda, facilitar o uso correto de medicamentos e até devolver o prazer de atividades como ler ou assistir TV. No Hospital CDOP, esse cuidado faz parte do nosso compromisso com a dignidade do envelhecimento”.

Outro ponto de atenção é a relação entre doenças crônicas e problemas de visão. Diabetes e hipertensão, por exemplo, podem desencadear complicações como a retinopatia diabética e a retinopatia hipertensiva, que, se não forem tratadas, podem levar à perda visual irreversível. “Trabalhamos com protocolos integrados, que conectam a oftalmologia à atenção clínica, garantindo uma abordagem completa da saúde do paciente”, reforça Dra. Sandra. 

Entre os procedimentos mais realizados no público idoso está a cirurgia de catarata, que evoluiu significativamente nos últimos anos. “Hoje, é um procedimento rápido, seguro e altamente eficaz. Utilizamos técnicas modernas e lentes intraoculares de última geração, que não apenas substituem o cristalino opaco, mas também corrigem condições associadas, como astigmatismo ou presbiopia”, explica a diretora clínica do Hospital CDOP.

Para preservar a visão ao longo dos anos, a recomendação é clara: prevenção e cuidado. “Consultas oftalmológicas periódicas, controle rigoroso de doenças sistêmicas, alimentação equilibrada, proteção solar para os olhos e óculos atualizados fazem toda a diferença. No Hospital CDOP, oferecemos uma estrutura completa, com tecnologia de ponta e atendimento humanizado, para acompanhar o paciente em todas as fases da vida”.

Sobre Sandra Avila - formada em medicina pela Universidade Federal do Paraná em 1990. Residência Médica em Oftalmologia na Universidade Federal do Paraná. Especialização em lentes de contato e ultrassom ocular na UNIFESP (Escola Paulista de Medicina). Médica sócia do Hospital CDOP - Centro de Cirurgia e Diagnose em Oftalmologia do Paraná,  onde realiza atividades de diagnose (ultrassonografia ocular e ultrassonografia biomicroscopica, tomografias e topografias corneanas, biometria óptica ultrassônica ocular, microscopia especular de córnea, gonioscopia, paquimetria e campo visual) e cirurgias oculares.

Sobre o Hospital CDOP - Foi fundado em meados de 1995, uma época de grandes transformações na economia e tecnologia do Brasil. Seguimos evoluindo e construindo a nossa história, nestes 30 anos, sendo referência no diagnóstico e cirurgia oftalmológica em Curitiba e região Metropolitana no estado do Paraná. Com aproximadamente 3 mil m² de área construída, contamos com uma infraestrutura diferenciada, modernos equipamentos para o que há de mais avançado nesta área. Além da tecnologia de ponta, dispomos de mais de 100 médicos altamente qualificados e especializados que, juntamente aos demais profissionais, proporcionam um atendimento humanizado, seguro e com excelência.

Mais informações: https://cdop.com.br/ 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARNAVAL DOS RAROS

"SOBREPOSIÇÕES" REVELA TINTAS INCOMPATÍVEIS SOBRE TELA

MEDVET DAY VAI REUNIR TUTORES E PETS NO UNICURITIBA