SUPER SEXTA NO 4º FESTIVAL INCLUSÃO EM CENA REÚNE DEBATES, ARTE E HUMOR

Programação do último dia do evento tem Mutirão de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência com presença do prefeito Eduardo Pimentel; dia termina com show gratuito do Tesão Piá

O último dia do 4º Festival Inclusão em Cena, nesta sexta-feira (22), promete uma programação intensa e diversa no Museu Oscar Niemeyer. Com atividades desde a manhã até a noite, o evento reúne especialistas, empresas, artistas e pessoas com deficiência em torno de um objetivo comum: ampliar as oportunidades e celebrar a inclusão em suas múltiplas formas. 

No Auditório Poty Lazzarotto, a manhã começa às 9h com o painel “Trabalhar é um Direito: desafios e caminhos da empregabilidade PcD”. A atividade terá a participação de Deborah de Araújo Maia (Somos Todos Brasuca), Luciane Passos (pesquisadora em Emprego Apoiado) e Tatielle Cristina B. P. Barbieri (APABB), além de uma roda de conversa com jovens com deficiência intelectual compartilhando suas experiências no mundo do trabalho.

Às 10h30, empresas e instituições sobem ao palco para apresentar cases de inclusão em um momento de pitching que reúne Droga Raia, CAVI, Delivar de Mattos & Castor Advogados, TRE-PR e Supermercados Festval.

A tarde traz diálogos entre cultura e saúde. Às 13h30, o painel “Risos e traços – quando a arte aproxima e inclui” reúne o humorista Fagner Zadra e o artista visual Nilson Sampaio, com mediação de Dani Brito. Às 15h, a médica Carolina Prando (Hospital Pequeno Príncipe) e Luz Maria Romero (Instituto Buko Kaesemodel) discutem o tema “Diagnosticar para cuidar: um olhar atento às doenças raras”.

O encerramento oficial será às 19h, com a irreverência do grupo de humor Tesão Piá, levando ao palco sua leitura crítica e bem-humorada da realidade paranaense.

Enquanto isso, outros espaços do Festival recebem atividades paralelas. No Salão de Eventos, ocorre o Mutirão da Empregabilidade, das 10h às 16h, promovido pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba em parceria com o Coletivo Inclusão. Às 9h45, será lançado o guia prático Cartilha de Empregabilidade.

Espaço Conviver Inclusivo oferece dinâmicas de bem-estar e oficinas criativas, incluindo yoga, roda de conversa sobre Comunicação Não Violenta e ateliês de manualidade e costura. No Chão de Vidro, das 9h às 17h, funciona o Balcão de Inovação e Tecnologias Assistivas, enquanto a área externa conta com o Sine Móvel, ofertando vagas de emprego.  

Já no Vão Livre, o público poderá acompanhar, das 9h30 às 17h, demonstrações de basquete em cadeira de rodas. E, às 17h, o Paradesporto ganha foco em uma roda de conversa com Moisés Batista (Secretaria de Esportes do Paraná), Adriana Inês de Paula e Thiago Luís Filipi (Coletivo Inclusão).

Com esse mosaico de debates, oficinas, vivências e espetáculos, a sexta-feira encerra o Festival em grande estilo, reforçando a mensagem de que inclusão é direito, potência e celebração. 

PROGRAMAÇÃO: 

Dia 22 

Auditório

Painéis de debate

9h 

Painel "Trabalhar é um Direito: desafios e caminhos da empregabilidade PcD".

Primeiro momento: exposição de cases com Deborah de Araújo Maia, psicopedagoga e diretora do Somos Todos Brasuca; Luciane Passos, pesquisadora em Emprego Apoiado e Tatielle Cristina B. P. Barbieri, assistente social da APABB- Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil.

Segundo momento: roda de conversa sobre a experiência no mundo do trabalho com jovens com deficiência intelectual: Antônio Rubens Zamparo Júnior, Bruno Passos Schneider e Carolina Ruaro de Paula.

10h30 

Pitch de empresas e instituições com cases sobre inclusão:

Droga Raia 

CAVI

Delivar de Mattos & Castor Advogados

TRE

Supermercados Festval

12h - intervalo para almoço

13h30

Painel “Risos e traços - quando a arte aproxima e inclui” com o humorista Fagner Zadra e o artista visual Nilson Sampaio. Mediação: Dani Brito 


15h

Painel "Diagnosticar para cuidar: um olhar atento às doenças raras", com a Dra. Carolina Prando, especialista em Doenças Raras do Hospital Pequeno Príncipe, e Luz Maria Romero do Instituto Buko Kaesemodel. Mediação: Adriana Czelusniak

19h 

Apresentação de encerramento com grupo Tesão Piá


Chão de Vidro 

9h às 17h

Balcão de Inovação e Tecnologias Assistivas


Área externa

9h às 17h

Unidade Sine Móvel - vagas de emprego


Salão de Eventos

9h45 

Lançamento da Cartilha de Empregabilidade do Coletivo Inclusão

10h às 16h 

Mutirão da Empregabilidade - Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba e Coletivo Inclusão


Espaço Conviver Inclusivo

  • Dinâmicas do Projeto Reencantando a Vida: 14h (yoga) I 14h50 roda de conversa “Comunicação Não Violenta” I ateliês de manualidade e costura, das 14h às 17h

  • Sala Calma 

  • Oficina de currículo Senac PR

  • Unilehu - cursos gratuitos para PcD

  • Instituto IBGPEX da UNINTER - Programa Despertar 

  • Somos Todos Brasuca - Gastronomia e Turma do Flash

  • Panificadora Escola Nilza Tartuce

  • Professor Nilson Sampaio

  • Valor com Propósito


17h 

Roda de Conversa Paradesporto - "Os desafios para contratar educadores físicos no paradesporto" com Moisés Batista, Assessor de Paradesporto da Secretaria de Esportes do Paraná, Adriana Inês de Paula, especialista em Educação Física Adaptada e Thiago Luís Filipi, coordenador de Esporte do Coletivo Inclusão.


Vão Livre

9h30 às 17h 

Demonstração Basquete em Cadeira de Rodas.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARNAVAL DOS RAROS

MEDVET DAY VAI REUNIR TUTORES E PETS NO UNICURITIBA

"SOBREPOSIÇÕES" REVELA TINTAS INCOMPATÍVEIS SOBRE TELA