COMUNICON 2025 REÚNE NOMES DE DSETAQUE DA COMUNICAÇÃO E DA CULTURA DA AL
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
COMUNICON 2025 reúne nomes de destaque da comunicação e da cultura no Brasil e na América Latina
"Ecos do Consumo: Comunicação, Ecologias e Desconexão" é o tema deste ano na iniciativa realizada pelo PPGCOM da ESPM
O Congresso Internacional em Comunicação e Consumo (COMUNICON 2025) anuncia a programação oficial de suas conferências magnas. Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM) da ESPM, referência em marketing e inovação para negócios, o Congresso contará com a presença de pesquisadores e intelectuais de reconhecimento nacional e internacional.
Realizado em 15 e 16 de outubro no Auditório ESPM TECH, em São Paulo, o evento terá uma abertura internacional conduzida pelo professor Dr. Omar Rincón (Universidad de los Andes, Colômbia). Intitulada “La soberanía cooltural: entre lo pop y lo popular”, a conferência de abertura é comandada pelo crítico cultural e professor titular do Centro de Estudos em Jornalismo (Ceper). Rincón é referência em estudos sobre cultura midiática, entretenimento e comunicação política na América Latina.
Na sequência, às 11h00, a professora Dra. Eloisa Beling Loose (UFRGS, Brasil) apresenta a palestra “Comunicação climática desde o Sul: o que esperar?”. Jornalista, pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Comunicação Climática da UFRGS, Eloisa é especialista em jornalismo ambiental, comunicação de riscos e mudanças climáticas, sendo uma das principais vozes sobre o tema no Brasil.
O encerramento nacional, em 16 de setembro, será conduzido pela professora Dra. Leonor Graciela Natansohn (UFBA, Brasil), com a apresentação “Resistir, reconfigurar ou se apropriar?”. Pesquisadora da Faculdade de Comunicação da UFBA e coordenadora do grupo GIG@ (Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura), Leonor é reconhecida por sua trajetória em pesquisas sobre feminismo, ciberfeminismo e tecnofeminismo, articulando debates sobre gênero, tecnologia e cultura digital.
Encerrando a programação, no segundo dia de evento, o professor Dr. Alberto Acosta (FLACSO, Equador) ministra a palestra “Consumo luego existo, al consumismo me resisto”. Economista, professor e ex-ministro de Energia e Minas do Equador, Acosta é uma das figuras mais influentes do pensamento crítico latino-americano, com forte atuação em debates sobre pós-extrativismo, “buen vivir” e alternativas ao modelo econômico baseado no consumismo.
“Com essa programação, o COMUNICON 2025 pretende ser um espaço de reflexão e debate sobre os desafios contemporâneos da comunicação e do consumo, reunindo perspectivas que dialogam com diferentes realidades sociais, culturais e políticas”, comenta Eliza Casadei, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM-ESPM).
O evento será transmitido pelo YouTube para todos os interessados. Também é possível participar como ouvinte pelo link.
A programação completa dos dois dias do evento pode ser acessada aqui.
Sobre a ESPM A ESPM – The Marketing Powerhouse – é uma escola de negócios com mais de 70 anos de excelência acadêmica na formação de profissionais preparados para transformar o mercado e a sociedade. É referência no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa,Tecnologia e Inovação. Oferece nove cursos de graduação – bacharelado: Administração, Ciência de Dados e Negócios, Ciências Sociais e do Consumo, Cinema e Audiovisual, Comunicação e Publicidade, Design, Direito, Jornalismo e Relações Internacionais, e quatro cursos de graduação - tecnólogos: Gestão Comercial, Gestão de Qualidade, Gestão de Recursos Humanos e Logística. Além disso, oferece pós-graduação lato e stricto sensu (mestrados e doutorados), cursos de curta duração em extensão acadêmica e programas de educação executiva voltado para empresas. Com cinco campi – dois em São Paulo, dois no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre – e unidades regionais em Curitiba, Goiânia e Salvador, a ESPM reúne cerca de 12.600 alunos e mais de 1.100 colaboradores.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários