PODCAST VERDURA MADURA RESGATA MEMÓRIAS DA MÚSICA PARANAENSE

Evento comemorativo acontece na próxima terça, dia 9, às 19h,  no bar O Pensador, para celebrar o lançamento oficial do projeto

Na próxima terça, 9 de setembro, às 19h, o bar O Pensador, em Curitiba, recebe o evento oficial de lançamento do Verdura Madura, um projeto em formato de podcast criado e apresentado pelos músicos Gabriel Teixeira e Henrique Peters. O projeto, com  produção da Semente Produções Culturais e viabilizada pela Lei Paulo Gustavo, busca resgatar e valorizar histórias da música paranaense em oito episódios que revelam memórias e vivências pouco conhecidas.

O projeto nasce como um espaço de memória e celebração da cena musical local — e até o nome carrega essa essência. Verdura Madura é também uma canção da banda Black Maria, gravada no disco Demorô, com participação de Paulo Teixeira e Ivo Rodrigues. Na composição, há uma referência à música Que Loucura, da lendária banda A Chave, que contou com versos de Paulo Leminski. A metáfora inspira o podcast: assim como a "verdura" de Leminski simboliza a cultura paranaense, as suas histórias também estão prontas para serem colhidas, compartilhadas e celebradas. 

O Verdura Madura contará com oito episódios de aproximadamente 50 minutos, reunindo convidados como Eduardo Messer, Paulo Teixeira, Orlando Azevedo, Paulo Juk, Sérgio Dias, Franco Calgaro, Maria Paraguaya e Giovanni Caruso e Carol Passos. Eles irão,  ao longo das décadas, desde os anos 1960 até a década atual, compartilhar por meio de bate-papos descontraídos, suas vivências, curiosidades e reflexões sobre a evolução da cena musical curitibana e paranaense, ajudando a construir a identidade sonora do Paraná.

Segundo Gabriel Teixeira, o Verdura Madura surge da necessidade de dar visibilidade a trajetórias que muitas vezes ficaram à margem: "A música do Paraná é muito rica, mas nem sempre teve o reconhecimento merecido. Esse podcast é uma oportunidade de registrar essas histórias diretamente da voz de quem viveu e ainda vive a cena, trazendo relatos autênticos e muitas vezes inéditos", explica.

Para Henrique Peters, a proposta também é criar pontes entre gerações e estilos: "Nós queremos mostrar como a música paranaense se transforma, dialoga com o que acontece no Brasil e no mundo, e, ao mesmo tempo, tem uma identidade própria. É um passeio pelas décadas, com artistas que marcaram época e continuam inspirando novas produções", destaca o músico

Além do podcast, faz parte do projeto duas masterclasses gratuitas ministradas por Gabriel e Henrique sobre "Produção Musical e História da Música Paranaense", realizadas para alunos do Departamento de Artes da UFPR e do Centro de Atendimento Educacional Especializado Professor Osny Macedo Saldanha, mantido pelo Instituto Paranaense de Cegos

Conheça os idealizadores e apresentadores do podcast
Gabriel Teixeira – Músico desde 1986, é compositor e produtor em projetos autorais e parcerias com nomes da cena curitibana. Filho de Paulo Teixeira (Blindagem/A Chave), integra a banda Black Maria e já se apresentou em festivais no Brasil e no exterior. Também cria trilhas sonoras, é sound designer e coapresentador do Verdura Madura.

Henrique Peters – Tecladista, cantor e compositor, iniciou sua carreira nos anos 1990. Atuou em bandas como Ipsis Litteris e Black Maria, e desde 2006 integra os Mutantes, com quem excursionou mundialmente. Produtor musical, já trabalhou em trilhas para TV e cinema, além de manter uma trajetória marcada por colaborações com artistas brasileiros e internacionais.

Serviço: 
Dia: 9 de setembro, às 19h
Local: Bar O Pensador (Rua Visconde do Rio Branco, 766 – Mercês - Curitiba)
Apresentação: Gabriel Teixeira e Henrique Peters
Produção: Semente Produções Culturais
Link de acesso: https://open.spotify.com/show/7vgkRKJBM9OkvW1llwl5t4?si=k482vdYeQw6CpliU01ot9Q

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARNAVAL DOS RAROS

MEDVET DAY VAI REUNIR TUTORES E PETS NO UNICURITIBA

ELEFANTEATRO FARÁ DUAS APRESENTAÇÕES GRATUITAS DURANTE FESTIVAL DE CURITIBA