CONTRAMÃO apresenta e faz homenagem a MICHELANGELO ANTONIONI

DESERTOS DE ANTONIONI - Sessão corrida no Espaço Cinevídeo
Profissão: repórter(1975), 16 horas
Deserto vermelho(1964), 19 horas

Local: Espaço Cinevideo da Video 1, RUA PADRE ANCHIETA, 458. Curitiba/PR
Fone: (41) 3223-4343
Data/Horário: 15/09/07 Programação do Contramão: Tom Lisboa
Entrada Franca www.sinTOMnizado.com.br/contramao

Sobre os filmes da seleção "Desertos de Antonioni":
Deserto Vermelho - Vencedor do Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Veneza, o
diretor retoma neste filme temas centrais de sua filmografia, tais como a incomunicabilidade e a solidão do homem contemporâneo. Deserto Vermelho é o primeiro filme em cores do diretor.
No entanto, o emprego da cor é utilizado em sentido psicológico. Propositalmente apagadas e sem brilho, as cores aparecem envoltas por uma dominante cinzenta, que unifica as várias tonalidades. Isto se justifica porque, no filme, o mundo é visto pelos olhos de uma mulher que sofre de nevrose e se sente separada realidade. Neste caso, portanto, cabe à cor a tarefa de dar a idéia de como a protagonista vê as coisas, o que acontece sem necessidade de recorrer com insistência a indicações inerentes ao diálogo e à encenação no seu conjunto.

Profissão: repórter - Feito em 1975, quando o cinema se questiona permanentemente sobre a necessidade de ser auto-reflexivo(para muitos uma exigência política/estética do período) e sobre a selvagem influência que a psicanálise exercia tanto no campo da teoria do cinema quanto na própria prática, o filme se lança a um enredo bem afeito ao momento:o de um personagem que troca de identidade com outro.

Sobre o projeto Contramão:
O Contramão foi criado a partir do Curso de Cultura Cinematográfica com o propósito
de exibir na íntegra, para os alunos e para a comunidade, alguns filmes citados em sala de aula. Em cada sessão, o que se procura é destacar filmes menos convencionais e que estejam inseridos na contramão do massificado cinema industrial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS