André Fort expõe no Design Center Batel


A mostra CIDADE RIZOMÁTICA tem como foco principal o desmatamento de áreas verdes urbanas.

A partir de hoje, 20 de novembro,às 20 horas, na Avenida Batel, 1750, no Design Center em Curitiba, você pode ver “Cidade Rizomática”, do arquiteto e artista plástico André Fort, que traz fragmentos de árvores urbanas que cederam espaço para as margens de concreto da cidade. O artista se apropria da arte desenhada pelas mãos da Natureza resgatada pelo arquiteto depois de intensa procura em extintas áreas verdes urbanas já devastadas pela ação do homem. Ato este que representa a constante e imediata evolução do artificial sobre o lento e pacífico desenvolvimento do natural. Nas peças o artista mostra o equilíbrio estético da forma pura com o contexto contemporâneo de tudo que a envolve.

Fort trabalhou durante dez anos como planejador urbano da cidade de Curitiba e Região Metropolitana, fez vistorias técnicas em áreas onde foram implantados loteamentos, rodovias, indústrias ou outros empreendimentos. Durante esse trabalho, passou a questionar como a evolução da cidade interfere no meio ambiente. Começou assim a resgatar uma pequena parcela do que é perdido na natureza e confeccionar peças em madeiras com o que sobrou dessa intervenção. Retiradas de cenários degradados, raízes, cipós e árvores são levadas ao atelier dele no município de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. Nesta fase é que entra o olhar do artista que transforma o que não serviu para uso convencional em objetos. Este processo acontece em dias, muitas vezes meses de trabalho... Um trabalho leve e pesado ao mesmo tempo, o de retirar raízes, que chegam a pesar toneladas, das profundezas do solo e também o de revelar e esculpir detalhes. Segundo Fort, “esse é um momento de reflexão que envolve o despertar do processo criativo e, ainda mais do que isso, é o momento de ouvir o que cada peça deseja ser. Um processo que dá nova vida ao que foi simplesmente descartado”.

O objetivo desta exposição é trazer a público a comprovação de como é possível recuperar as formas da natureza outrora desperdiçadas pela ação do homem. E também uma forma de refletir e fazer um alerta ao desmatamento das florestas e a degradação do meio ambiente.

Veja uma das raízes transformada em obra de arte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"