OS REALISTAS COM DIREÇÃO DE GUILHERME WEBER EM CURTA TEMPORADA
Inédito na América
Latina, texto que marcou a estreia de Will Eno na Broadway, tem Debora Bloch, Emílio de Mello,
Fernando Eiras e Mariana Lima no elenco
A estreia de ‘The Realistic
Joneses’ marcou a estreia de Will Eno na Broadway em 2014, após vários êxitos no
teatro americano. Debora Bloch – que já acompanhava e estudava a trajetória do
autor escolheu o texto para comemorar seus trinta e cinco anos de carreira. Para
a direção, convidou Guilherme Weber, que tem total intimidade com o universo do
dramaturgo, ostentando o título de ator que mais encenou Will Eno em todo o
mundo.
O espetáculo, que marca o
encontro inédito nos palcos de Debora com Emílio de Mello, Fernando Eiras e
Mariana Lima, faz três apresentações em Curitiba, no Guairinha, nos dias 16, 17
e 18 de setembro. O projeto tem patrocínio da Renner e da Brasilcap. Ingressos
estão á venda pelo Disk Ingressos.
Em cena, dois casais de vizinhos
se encontram e descobrem ter mais em comum do que casas idênticas e sobrenomes
iguais. A peça flagra a convivência do quarteto e os relacionamentos que começam
a se entrelaçar. Em um hábil jogo de cena, o autor mostra também que nem tudo é
o que parece ser, fazendo com que as situações reflitam sobre os diferentes
estágios do casamento.
Para o diretor, ‘Os Realistas’ é
um exercício do autor sobre o gênero realista. ‘É um gênero em que os heróis dão
lugar a pessoas comuns. Nesta história, Eno desloca seus personagens para uma
pequena cidade interiorana e campestre, em um movimento de alguma maneira também
reverente ao teatro de Tchekhov. Este confronto com a natureza, o vasto e o
desconhecido faz com que estes personagens se cruzem em uma comédia
existencialista sobre vida, morte, amor e vizinhos’, analisa Guilherme Weber,
cuja relação com a obra de Will Eno começou em 2003, quando estrelou e assinou a
criação com Felipe Hirsch da montagem brasileira de ‘Temporada de Gripe’ (‘The
Flu Season’). Depois, seguiu com ‘Thom Pain – Baseado em Nada’ (2006) e ‘Lady
Grey – Em Luz Cada Vez Mais Baixa’ (2006), nas quais também atuou e dividiu a
criação com Hirsch, e ‘Ah, a Humanidade e Outras Boas Intenções’, reunião de
cinco peças curtas do autor, em que atuou a assinou o projeto junto com Murilo
Hauser.
‘Os Realistas’ marca ainda o
retorno de Debora Bloch à produção teatral, tarefa que abraçou em meados dos
anos 80. De lá para cá, ela foi responsável por espetáculos que marcaram a
história recente do teatro brasileiro, como ‘Fica Comigo Esta Noite’ (1990), que
lhe rendeu o Prêmio Shell de Melhor Atriz em 1990, ‘Duas Mulheres e Um Cadáver’
(2000), estrelado e produzido ao lado de Fernanda Torres e ‘Tio Vânia’ (2003),
em montagem dirigida por Aderbal Freire-Filho que ocupou o Parque Lage. Seu
último espetáculo foi o monólogo ‘Brincando Em Cima Daquilo’ (2007/2008), com
direção de Otávio Muller.
Will Eno por Guilherme
Weber
Will Eno já foi chamado pela
crítica nova iorquina de ‘O Samuel Beckett da geração Jon Stewart’, em
referência ao apresentador e comediante que esteve à frente do programa Daily
News por dezesseis anos. Aluno de Edward Albee em sua famosa oficina de
dramaturgia, foi apontado pelo mestre como o melhor dramaturgo de sua década.
Criando códigos originais a partir de suas consagradas referências, como Harold
Pinter, além de Beckett e o próprio Albee, Eno foi indicado ao prêmio Pulitzer
pelo monólogo ‘Thom Pain – Baseado em nada’.
Em sua primeira experiência como
espectador, junto ao seu pai em uma pequena plateia, é que o dramaturgo passa a
criar seus códigos de criação, lembrando da delicada situação pela qual
passaram os atores daquela montagem quando, ao tentar realizar um truque cênico,
foram revelados em sua tentativa de ilusão. Uma cadeira, presa a um fio de
nylon, deveria sair do palco em um movimento mágico, conduzida pelo fio
invisível. No meio do movimento, a cadeira cai e sai do palco arrastada, como um
peixe morto. O truque falhado, a cadeira arrastada, os atores fragilizados e as
entranhas do teatro reveladas aos espectadores provocou tal impacto no jovem Eno
que a ativação desta memória passou a pautar sua sofisticada escrita, que busca,
de diferentes maneiras, recriar esta sensação de perigo e exposição, que em sua
obra às vezes acomete os personagens, às vezes os atores e quase sempre os
espectadores.
‘Os Realistas’ (‘The Realistic
Joneses’, no original) marca a estreia do autor na Broadway. O que faz uma peça
como esta no mais tradicional circuito de teatro americano é a pergunta que a
maioria dos críticos e espectadores se fizeram ao longo da temporada. Will Eno
não é conhecido por suas tramas urdidas para o espectador médio. Mas, ao longo
dos meses, os personagens complexos e os diálogos profundos, engraçados e cheios
de jogos de linguagem, que são uma das mais fortes características do autor,
conquistaram o público através das performances de ourivesaria dos quatro
atores. A estreia de Will Eno na Broadway terminou com pleno
êxito.
SERVIÇO: Espetáculo teatral: Os Realistas.
Quando: De 16 a
18/09/2016. Sexta e sábado, às 20h. Domingos, às 17h.
Onde:
Teatro Guairinha na Rua XV de Novembro, 971 - Centro.
Quanto: R$60,00 (inteira+
taxas administrativas) e R$30,00 (meia-entrada + taxas administrativas) http://www.diskingressos.com.br/grupo/358
Comentários