DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA HOMENAGEIA CHIQUINHA GONZAGA<

Homenagem a Chiquinha Gonzaga

No dia 17 de outubro é celebrado o aniversário da compositora 

Em maio de 2012, foi outorgado que o dia 17 de Outubro celebra o Dia da Música Popular Brasileira (MPB). A data foi escolhida como homenagem de aniversário da compositora, maestrina e pianista Chiquinha Gonzaga. Sua obra pioneira rompeu barreiras e é lembrada até os dias de hoje, como a primeira marcha carnavalesca com letra “Ó Abre Alas”, por exemplo. 

Na opinião da professora de Música do Colégio Marista Anjo da Guarda, Andréa Bernardini, celebrar a MPB e Chiquinha Gonzaga faz todo sentido. “Sua obra é atemporal e extremamente relevante para a música, para a história brasileira e também para as mulheres, que foram tão bem representadas em um setor tradicionalmente masculino na época”, explica. 

Chiquinha foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, lutou pelos direitos autorais de músicos e adaptou o piano a músicas populares, tornando o instrumento e a produção cultural nacional mais democrática para a comunidade. Isso rendeu a ela o reconhecimento de primeira compositora popular do Brasil. 

O que é MPB afinal?
O movimento que ganhou a denominação de Música Popular Brasileira (MPB) nasceu na década de 1960, incentivado pelos festivais da canção que aconteciam em São Paulo e Rio de Janeiro. Nessa época despontaram artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque, Elis Regina, Gal Costa, Gilberto Gil, Milton Nascimento e muitos outros. 

No entanto, a sigla atualmente engloba outros estilos, cantores e compositores que também fazem parte da música popular brasileira. “A MPB surgiu como um movimento de valorização da música brasileira, como oposição a estrangeirismos. Porém tudo evoluiu e passou a abranger mais estilos, além da bossa nova e do samba”, comenta Andréa Bernardini. Celebrar a MPB é comemorar, acima de tudo, nossa cultura local e produção musical, conclui a professora.

Sobre os Colégios Maristas: 
Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 21 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"SOBREPOSIÇÕES" REVELA TINTAS INCOMPATÍVEIS SOBRE TELA

CARNAVAL DOS RAROS

INSTITUTO TMO ELEGE DIRETORIA EXECUTIVA PARA O BIÊNIO