ARTISTA VISUAL CRIA SEU MUNDO DA ARTE A PARTIR DA ESCRITA

           Mostra traz 70 obras do artista e fica em cartaz até 15 de Dezembro

O artista visual Luiz Arthur Montes Ribeiro marca os seus 32 anos de carreira com uma exposição que faz uma retrospectiva de seu trabalho e lançamento com sessão de autógrafos de Borboletas Aladas e seus Jardins Imaginários. A mostra acontece no Centro Paranaense Feminino de Cultura, em Curitiba e traz uma seleção de 70 obras de diferentes fases criativas.  A abertura será sábado, dia 5 de Novembro, com sessão de autógrafos e entrada franca. 

Tudo começa na palavra”, explica o artista que inicia seu trabalho com a elaboração de poemas e, depois, parte para a confecção dos desenhos, aquarelas, colagens, objetos, pinturas em acrílica e a óleo. “O processo criativo é algo fabuloso. Na minha mente, o espectro é algo que não tem fim, o desafio é transportar as cores que enxergo para as telas”, revela Montes Ribeiro. “Para mim, a literatura e as artes visuais têm uma relação intrínseca. Meu processo criativo parte da escrita, primeiro vem o poema, depois o desenho, então a pintura”, conta o artista, que já tem 10 livros publicados. 

Arte única e particular - Com traços únicos e ricos em detalhes, que o faz um dos artistas visuais mais celebrados e completos da atualidade, traz em suas borboletas, árvores, peixes e corações a natureza da vida e do corpo humano. E sua fonte inesgotável de inspiração é a poesia. “O mundo da poesia é fantástico; infinito. Poetar é viver todos os dias, novas situações, novas emoções, novas experiências, novas satisfações e novos prazeres. O mundo da poesia é belo, alado, repleto de desejos e anseios de bem-viver. Vivo a poesia”, relata o artista. 
Para a retrospectiva de 32 anos, o artista selecionou 70 trabalhos que serão expostos, além do lançamento do livro de poesias Borboletas Aladas e seus Jardins Imaginários. São mais de cinco décadas de envolvimento com as Artes Plásticas.

Segundo a artista visual, Marise Hauser, que assina o prefácio de Borboletas Aladas e seus Jardins Imaginários, o artista visual traz leveza em seu trabalho. “Luiz Arthur revela uma liberdade que flui de dentro para fora, da alma que sonha, voa e se permite”.

A exposição pode ser visitada até o dia 15 de Dezembro, de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h. O Centro Paranaense Feminino de Cultura fica na Rua Visconde do Rio Branco, 1717 - Centro - Curitiba.

O artista - Conhecido por suas obras multicoloridas, já expôs em várias cidades do Brasil e exterior, tendo reconhecimento do público em geral. Foi premiado no Salão Nacional de Artes Hércules Florence, em São Paulo, e no Salão Nacional da Sociedade Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Suas obras estão em acervos de Museus, Casas de Cultura e particulares. Escritor premiado em concursos de poesia e contos, ilustrou três de seus livros.

Serviço: Lançamento e sessão de autógrafos de Borboletas Aladas e seus Jardins Imaginários, e abertura da exposição 32 anos de Artes Visuais Luiz Arthur Montes Ribeiro
Data: 5 de Novembro – abertura e sessão de autógrafos (sábado das 16h às 19h)
Horário: segunda a quinta-feira de 8h às 16h; Endereço: Centro Paranaense Feminino de Cultura, Rua Visconde do Rio Branco, 1717 Centro - Curitiba. Mais informações e entrevistas: (41) 99920-7349. A exposição poderá ser visitada até o dia 15 de Dezembro.
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"