CAIXA CULTURAL CURITIBA TRAZ PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO FOCADA NA PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO PARA CONSTRUÇÃO DA ARTE

         Oficinas e mostras especiais gratuitas compõem a agenda de eventos 

Oficina É Primavera! Chaveiros de Flores com Miçangas
 A CAIXA Cultural Curitiba traz, no mês de setembro, uma série de eventos especiais que tratam tanto da produção artesanal como forma de consumo artístico quanto da inclusão das crianças nessa construção. O grande destaque fica por conta da Ocupação Magote, que propõe que as crianças que visitem a galeria possam contribuir de maneira ativa na modificação do espaço e na criação das obras. Além disso, haverá uma série de palestras sobre inclusão e acessibilidade para crianças. Para iniciar as atividades do mês, no dia 7 de Setembro, acontece uma Oficina de Arte em Panos de Prato, das 14h às 17h, na sala de Oficinas. A atividade propõe uma imersão criativa na personalização de tecidos, explorando técnicas como pintura à mão, stencil e bordado. A oficina celebra a riqueza cultural brasileira refletida nos panos de prato que vão além da função prática e se tornam objetos de afeto e expressão artística na Oficina de arte em panos de prato. 
No dia 10 de setembro, das 18h30 às 20h30 haverá a Oficina de Colagem e Carimbos, que oferece uma experiência criativa para adultos unindo a montagem de imagens e a personalização com letras de carimbos. Utilizando materiais como folders, panfletos, folhas coloridas e imagens de jornais e revistas, os participantes criarão uma colagem única na capa do bloco, explorando temas como identidade, memória e cultura. Além de permitir a justaposição de diferentes materiais visuais, a técnica da colagem promove o reaproveitamento e a reinvenção de objetos cotidianos, transformando-os em novas narrativas e ampliando as possibilidades de comunicação visual. 

Em parceria com a 8ª Espetacular - Mostra Internacional de Artes para Crianças, a CAIXA Cultural Curitiba apresenta a exposição Magote, que ocupará a Galeria Mezanino de 14 a 29 de Setembro de 2024.  A mostra propõe  uma  experiência  cultural  onde o  público infantil é protagonista, com foco na criação coletiva. Com dispositivos interativos que oferecem estímulos sensoriais e criativos, a exposição convida as crianças e o público em geral a explorar novas experiências estéticas, valorizando a curiosidade e a expressão lúdica.  As visitas, com exceção de grupos agendados, devem ser acompanhadas por responsáveis. 

No dia 15, das 14h30 às 16h30 haverá a oficina É Primavera! Chaveiros de Flores com Miçangas, que une manualidades, artesanato e criação de bijuterias e celebra a chegada da primavera. Inspirada na música "Primavera (Vai Chuva)" de Tim Maia, a atividade traz a oportunidade de atingir públicos interessados em momentos de fruição e descanso da rotina de trabalho que envolvam práticas manuais.  
No dia 21 de Setembro, das 14h às 15h30, haverá o lançamento do AntiManual Prático de Acessibilidade para Crianças, de autoria da diretora e dramaturga Cíntia Alves. O AntiManual é um guia colaborativo desenvolvido para ampliar a compreensão sobre acessibilidade, abordando as necessidades de corpos não normativos na fruição de bens culturais. Durante o encontro, os participantes serão convidados a refletir sobre suas próprias necessidades e as dos outros, fomentando uma discussão sobre inclusão e bem-estar em espaços culturais.

Alinhada com o tema de 2024 da 18ª Primavera dos Museus, a CAIXA Cultural Curitiba promoverá a palestra Autismo e os espaços de exposição, no dia 24 de Setembro de 2024, das 18h30 às 20h. Ministrada pelo psicólogo Murilo Grassi, especialista em clínica analítico-comportamental, a palestra abordará o diagnóstico do autismo, suas características e nomenclaturas, além de apresentar intervenções adotadas por museus e eventos internacionais para tornar os espaços mais inclusivos para pessoas com TEA e seus familiares. O evento enfatiza o papel dos museus na promoção do acesso universal, refletindo a temática “Museus, acessibilidade e inclusão”, definida pelo Instituto Brasileiro de Museus. 

No dia 28 de Setembro de 2024, das 15h às 18h, haverá o workshop Me Assino no Mundo, conduzido pela Loucas Coletiva na Sala de Oficinas. A atividade oferece uma experiência única de voz e escrita criativa, incentivando a escrita autobiográfica através de jogos teatrais. O workshop utiliza minicontos como base para explorar diferentes literaturas, inspirando os participantes a criar micronarrativas a partir de suas próprias histórias e memórias. 
A Loucas Coletiva combina técnicas de dramaturgia e voz falada para enriquecer a comunicação e a criatividade dos participantes. 
Para encerrar as atividades do mês, no dia 29 de Setembro de 2024, das 15h às 18h, acontece a oficina Ilustrando Personagens Infantis, que tem como foco a criação de personagens infantis que dialoguem com suas narrativas escritas, abordando temas como anatomia, teoria e psicologia das cores, e o papel fundamental das ilustrações na formação e educação das crianças. Os participantes desenvolverão suas próprias ilustrações baseadas em narrativas específicas, conectando traços e características à história do personagem, criando figuras memoráveis e coerentes com o enredo. 

SERVIÇO: Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo n° 280 - Centro. Acesso para pessoas com deficiência Informações: Site Curitiba | CAIXA Cultural | CAIXA Cultural | Instagram @caixaculturalcuritiba (41) 4501-8722.
Exposições em cartaz em Setembro Magote - Data: de 14 a 29 de Setembro Floresta Encantada - Data: até 22 de Setembro Jogar Verde pra Colher Maduro - Data: até 29 de Setembro Horários de visitação: terça-feira a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados das 10h às 19h Verifique a classificação indicativa no site Curitiba | CAIXA Cultural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM