RODA SOBRE RODAS: CABLOCLO TINGUI LEVA TRADIÇÃO AO INTERIOR DO ESTADO

Grupo musical viaja de kombi pelo Paraná e se apresenta  de graça em cinco cidades da região centro-sul

Buscando resgatar, fortalecer e dar visibilidade à cultura cabocla, o grupo musical Caboclo Tingui, de Curitiba, lança o projeto itinerante "Roda sobre Rodas". A iniciativa levará a música e as tradições paranaenses a cinco cidades da região centro-sul, promovendo o reencontro com as raízes formadoras da identidade local. Os cinco integrantes do grupo vão percorrer as cidades de Pitanga, Guarapuava, Prudentópolis, Irati e Pinhão em uma kombi. 

As primeiras apresentações serão realizadas entre os dias 24 e 26 de outubro nas cidades de Pitanga, Guarapuava e Prudentópolis. Nestas datas, o público poderá assistir aos shows do Caboclo Tingui gratuitamente. “A escolha da região centro-sul não é por acaso: ela é considerada o ‘Paraná Tradicional’, onde a ligação com a cultura campeira e cabocla é mais intensa”, afirma Luiz Borges, músico, pesquisador e idealizador do projeto.

O grupo nasceu em 2020, do interesse dos integrantes em investigar e dar forma artística à música paranaense. O Caboclo Tingui tem como principal objetivo fortalecer a identidade cabocla do sul do Brasil e a cultura campeira dos moradores das matas de araucárias. 

Valorização da identidade cabocla                                                                                               O repertório do grupo é composto por músicas tradicionais do Paraná, abrangendo modas de viola, fandangos, músicas folclóricas, música caipira e gauchesca. O grupo também tem composições próprias que combinam com esse estilo, mantendo viva a memória dos pinheirais, do modo de vida campeiro e dos faxinais. "Revisitamos o repertório musical, os fandangos de galpão e os instrumentos típicos da nossa região, em diálogo com o universo urbano da capital paranaense", acrescenta Luiz Borges. 

A música cabocla é a arte de um povo que nasceu da mistura de colonos, escravos e indígenas nas antigas florestas de araucária, antes da chegada em massa dos imigrantes europeus. Mesmo sendo muito importante para grande parte da população, especialmente no sul do estado, essa cultura musical nem sempre recebe o destaque como deveria”, explica o músico. 

Munidos de instrumentos como violão, gaita, acordeon, viola, guitarra e percussão, os músicos têm a expectativa de promover um intercâmbio cultural, fortalecendo os laços de identidade no público local e, ao mesmo tempo, aproximando o grupo de uma "vivência cultural raiz". Em cada cidade, o grupo se apresentará ao lado de músicos da região. “O objetivo do nosso projeto é valorizar os povos do campo do Paraná e dar à eles o protagonismo das verdadeiras raízes da cultura do estado”, finaliza Luiz Borges.


Serviço: Apresentações Caboclo Tingui

Datas e locais:

24/10 (sexta-feira) 

15h - Praça do Redondo 

19h - Centro Cultural - Pitanga/PR

Convidado: César Silva & Marcos

25/10 (sábado) 

18h - Parque do Lago - Guarapuava/PR

Convidado: Sidney e Tatiana 

26/10 (domingo) 

16h - Praça da Matriz - Prudentópolis/PR

Convidado: Samuca e os Imigrantes

Instagram: @caboclotingui 

Telefone de contato: (41) 99610 0465

Evento gratuito

Crédito fotográfico: Amanda Sartor.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARNAVAL DOS RAROS

MEDVET DAY VAI REUNIR TUTORES E PETS NO UNICURITIBA

PARKSHOPPINGBARIGÜI TERÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO DIA DOS PAIS