CONGRESSO PARANAENSE DE CIDADES DIGITAIS E INTELIGENTES COMEÇA QUINTA EM SJP

Representantes de quase 150 municípios estão inscritos para o evento que ocorre até sexta-feira no Aeroporto Internacional Afonso Pena. Rede Cidade Digital também reconhece Prefeitos e Projetos Inovadores do Estado

Prefeitos, gestores e vereadores de todo o Estado participam nesta quinta e sexta-feira (23 e 24) em São José dos Pinhais, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, do 10º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, com o apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e de diversas associações regionais de municípios. Principal evento sobre o uso de tecnologia, principalmente, nos pequenos e médios municípios, o Congresso vai debater os impactos da transformação digital dos serviços públicos no desenvolvimento socioeconômico das cidades.

A abertura, marcada para as 9h, contará com a presença da prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, do diretor da RCD, José Marinho, e do Secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital de São José dos Pinhais, Rafael Rueda Muhlmann. O credenciamento começa às 8h, com welcome coffee de recepção aos participantes. “A inovação deixou de ser apenas um diferencial e, hoje, é essencial para que as prefeituras consigam oferecer serviços mais ágeis, econômicos e centrados no cidadão. Receber um evento dessa magnitude coloca nossa cidade em posição de protagonismo no debate sobre cidades inteligentes”, destaca a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer. “É uma oportunidade para mostrar o que o município tem feito, mas também para aprender com boas práticas de outras regiões e fortalecer parcerias”, completa a prefeita.

O diretor da RCD, José Marinho, ressalta que o é o espaço para que gestores possam trocar experiências e conhecer modelos e soluções de mercado, com foco em eficiência de gestão e melhor atendimento aos cidadãos. “Não existe outro caminho para melhorar a vida das pessoas. As cidades que investem em sistemas digitais e fomentam todo um ambiente de inovação atraem mais investimentos, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico. O objetivo do Congresso é facilitar essa troca de informações sobre como implantar processos de cidade digital e inteligente”, observa o diretor da RCD.

Entre os convidados do encontro estão o Coordenador Geral de Estudos e Conectividade no Ministério das Comunicações, Thyago Braun, o prefeito de Maringá, Silvio Barros, a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, o Diretor de Inovação na Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial do Estado do Paraná, Thiago Rodrigo da Silva, o Superintendente de Trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti, o Secretário de Tecnologia, Inovação e Modernização Digital de Foz do Iguaçu, Luiz Teixeira, e o Secretário de Inovação, Tecnologia e Comunicação de Sidrolândia (MS), Denis Levati.

A programação completa pode ser conferida pelo sympla.com.br/rcd.

O secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital (Simot), Rafael Rueda, explica que da gestão de dados à oferta de serviços online, as ferramentas digitais estão se tornando o alicerce da eficiência e da transparência nas administrações municipais. “O Congresso propõe um mergulho nesse cenário, com painéis temáticos, palestras, cases de sucesso e feira tecnológica. Os participantes terão a oportunidade de conhecer soluções práticas implementadas em cidades paranaenses que já colhem resultados concretos em áreas como mobilidade, segurança, conectividade e planejamento urbano”, afirma Rueda.

Além das palestras e painéis temáticos, o evento contará com exposição de tecnologias e a entrega dos títulos de Prefeito Inovador 2025 e Projeto Inovador 2025, concedidos pela Rede Cidade Digital aos gestores que se destacam no uso de tecnologia como estratégica para aprimorar a gestão.

Durante o congresso, os participantes poderão conhecer soluções desenvolvidas por empresas como a Printer do Brasil, CPN, CTMGEO, Voxcity Tecnologia, Flugo, Ligga Telecom, SmarqTrack, Guaiba Soluções, Sigma/Fortinet, Metdata, Planeje TI, Portal de Compras Públicas, Wifire, IDS, Bike Fácil e Evolui Tecnologia, além de acompanhar casos de sucesso em cidades que adotaram políticas públicas digitais e inovadoras.

O 10º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes conta com o apoio institucional da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e de diversas associações regionais de municípios, entre elas a AMUNOP (Associação dos Municípios do Norte do Paraná), AMSULPAR (Associação dos Municípios Sul Paranaense), AMOCENTRO (Associação dos Municípios do Centro do Paraná), AMCESPAR (Associação dos Municípios Centro Sul do Paraná), AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), CANTUQUIRIGUAÇU (Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu), AMUSEP (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), AMUVI (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí), AMUNORPI (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro do Paraná), AMSULEP (Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná),ASSOMEC (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba), AMERIOS (Associação dos Municípios da Região de Entre Rios), AMCG (Associação dos Municípios dos Campos Gerais), AMUNPAR (Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense), COMCAM (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão) e AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).

Serviço: 10º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes
Data: 23 e 24 de outubro de 2025
Local: Aeroporto Internacional de Curitiba - Afonso Pena, São José dos Pinhais - PR
Inscrições gratuitas para servidores públicos, vereadores, entidades e universidades: https://sympla.com.br/rcd.
Informações: WhatsApp (41) 3015-6812 ou imprensa@redecidadedigital.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARNAVAL DOS RAROS

MEDVET DAY VAI REUNIR TUTORES E PETS NO UNICURITIBA

PARKSHOPPINGBARIGÜI TERÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO DIA DOS PAIS