Fry Street Quartet sábado na Oficina de Música

O quarteto americano é uma das atrações da Oficina de Música neste fim de semana
O grupo americano “Fry Street Quartet”, é uma das atrações internacionais da 28ª Oficina de Música de Curitiba, que fará sua apresentação amanhã, no sábado (16/01), às 20h30, no Canal da Música. O público terá a oportunidade de conferir o trabalho do quarteto que foi saudado pelo jornal New York Times como ´um triunfo de conjunto musical´. Unindo precisão técnica e espontaneidade, o quarteto tem obtido as melhores críticas em todos os países em que se apresenta. Os quatro integrantes do conjunto de dois violinos, viola e violoncelo são também professores da Oficina de Música.

Fundado em Chicago, em 1997, o quarteto adotou o nome do bairro da cidade onde ensaiou pela primeira vez e que, antigamente, era governado por Al Capone. Sob a orientação de Marc Johnson, violoncelista do renomado Quarteto Vermeer, “Fry Street” foi vencedor do concurso “Yellow Springs” e do concurso Internacional de Banff String Quartet. O grupo participou do Encontro Internacional de Música de Câmara Seminário, que aconteceu em Israel, em 2000, quando estudou com Isaac Stern. Na ocasião, Stern convidou o quarteto para o “Isaac Stern Chamber Music Workshop”, em Nova York, resultando em uma apresentação no Carnegie Hall, em 2001.

Carreira internacional – O “Fry Street Quartet” começou sua carreira internacional em 2002, como embaixador cultural dos Estados dos Balcãs, patrocinado pelo Carnegie Hall e pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. A turnê contou com a estreia europeia do “Y2K J. de Mark Weippert´s´, obra encomendada para o quarteto, com o patrocínio do Meet the Composer. Outras apresentações internacionais incluíram o ProQuartet Academy at Pont-Royal (França), Festival de Música de Câmara de Praga, Festival de Outono de Trutnov (República Tcheca) e Oberschützen Kulturvereinigung (Áustria).

Ao longo dos anos, o “Fry Street Quartet” contou com a colaboração de renomados músicos, entre eles os pianistas Misha Dichter, Wu Han e Joseph Kalichstein, o Quarteto de Cleveland com seu fundador, o violoncelista Paul Katz, e o pianista Robert McDonald. Outras colaborações memoráveis incluem performances com o Mendelssohn String Quartet, Donald Weilerstein na New School, em Nova York, e com os pianistas Jerome Lowenthal e Ursula Oppens, a violinista Nurit Pacht e a soprano Toni Arnold, além de ter sido quarteto residente na Alliance Française, em Nova Iorque.

O quarteto tem ocupado o cargo de grupo residente na Caine School of the Arts at Utah State University, em Logan (Utah), desde 2002. Também é convidado frequentemente para tocar em Harrisburg (Pensilvânia), no Market Square “Summermusic´, e no Mozart Gemeinde, série de música de câmara na Áustria.

Igualmente à vontade no repertório clássico de Mozart e Beethoven ou música contemporânea, o “Fry Street Quartet” estreou recentemente sua inovadora série ´From Prodigy to Master´, comparando obras do início e do fim da vida de compositores como Haydn, Mozart, Beethoven, Schubert e Mendelssohn, engajando composições modernas inspiradas nas obras dos grandes mestres do gênero do quarteto de cordas. Nessa área está a menos conhecida coleção de quartetos de cordas de Benjamin Britten, bem como uma estreia mundial de ´st qt´, dedicado ao “Fry Street Quartet”, de Thomas McFaul, compositor conhecido em todo o mundo por sua obra Meow Mix-j do jingle publicitário. Essa série oferece um ambiente único e íntimo para concertos, com palestras, discussões e participação do público.

Um importante marco na temporada de 2008/2009 do “Fry Street Quartet” foi a execução do primeiro quarteto do Ciclo de Quartetos de Beethoven, na Universidade Estadual de Utah, com a palestra que antecede os concertos sendo proferida pelo renomado estudioso Robert Winter. Em colaboração com a Sound Design Ray Kimber e Graemme Brown, a quinta gravação comercial do “Fry Street Quartet” apresenta um quarteto do início e outro quarteto tardio de Beethoven com a qualidade de gravação de áudio que utiliza a revolucionária tecnologia IsoMike ™ e SACD.

Serviço: Concerto do Fry Street Quartet – William Fedkenheueur (violino), Rebecca Mc Faul (violino), Brant Bayless (viola) e Anne Francis (violoncelo).
Data: 16 de janeiro de 2010 (sábado), às 20h30
Local: Canal da Música (R. Júlio Perneta, 695)
Ingresso – R$ 10 ou R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível.
Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.

Você pode acompanhar tudo que acontece na 28ª Oficina de Música de Curitiba nas mídias da internet: Sites, Blog, Twitter, Orkut, Flickr, Youtube. Fotos, vídeos, programação e muitas novidades estão disponíveis nos endereços:

www.oficinademusica.org.brwww.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
http://oficinademusicadecuritiba.blogspot.com
http://twitter.com/oficinademusica
http://www.youtube.com/oficinademusicacwb
http://www.vimeo.com/user1141136
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba

Outras fotos da Oficina de Música estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/oficinademusicadecuritiba_2009
Visite nosso site http://www.icac.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"