TERRA SONORA E GULIN NO PAIOL

As afinidades musicais de um violeiro podem ser conferidas esta semana no Paiol, em Curitiba

O violeiro paranaense Rogério Gulin é a atração desta sexta-feira e sábado, dias 11 e 12, às 21 horas, no Teatro Paiol. O músico se apresenta pelo grupo Terra Sonora e também violeiro, o brasiliense Roberto Corrêa. Todas as composições são de Gulin, exceto as interpretadas na parte solo de Roberto Corrêa. São dos CDs Tempestade e Orvalho, este último gravado junto com o Terra Sonora e produzido graças ao Prêmio Produção do Projeto Pixinguinha da Funarte. O público terá a oportunidade de conhecer duas composições inéditas do músico curitibano.
Gulin considera esse espetáculo um encontro de afinidades musicais. Ele explica que a relação dele com o violeiro brasiliense Roberto Corrêa começou há 25 anos, quando o conheceu num Festival de Música Instrumental em Ouro Preto. Já com o grupo Terra Sonora; ele é sócio-fundador e participa desde o primeiro ensaio do grupo há 15 anos. Portanto, no palco do Teatro Paiol a música de Gulin será bem representada pelo próprio compositor e seus amigos. "Será uma boa mistura musical. É como se a minha música fosse o bolo e os arranjos e a execução com o Terra Sonora a cobertura e o recheio", compara.

O espetáculo, no entanto, não tem como característica o lamento caipira. Não. Pelo contrário. A composição de Gulin tem uma sonoridade que incorpora elementos rítmicos de sua trajetória musical que começa no rock (principalmente na guitarra de Jimmy Page, do Led Zeppelin), passa pela MPB, pelo jazz e pela world music (que inclui músicas do Leste europeu, África, Índia...), para " muito tempo depois" chegar à música regional de viola.
"O que dá a característica na minha viola é essa pegada que vem do rock. E, ultimamente, com o trabalho com o Viola Quebrada e como professor é que eu começo a incorporar o ritmo caipira. Mas até então minha música não tinha cheiro de terra, tinha cheiro de plástico", compara divertido.

Serviço: Show Rogério Gulin Convida Terra Sonora e Roberto Corrêa.
Sexta-feira e sábado, dias 11 e 12, às 21 horas no Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº). Ingressos R$15 e R$7,50 (meia entrada). Informações: (41)3213-1340.
Produção Horácio De Bonis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS