LUIZ GUILHERME POZZI SERÁ O SOLISTA DO CONCERTO DA OSP NO DOMINGO 17



Luiz Guilherme. Fotografia de: Fernanda Castro.
O concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná será domingo, dia 17, às 10h30, no Guairão, sob a regência do maestro Stefan Geiger . O pianista paranaense, Luiz Guilherme Pozzi vai tocar “Concerto n° 3 para piano e orquestra, em dó menor”, de Beethoven. Também inclui o programa Sinfonia n° 1, em dó menor, de Brahms.

As obras escolhidas para a apresentação deste domingo da Orquestra Sinfônica do Paraná são de Beethoven e Brahms, dois dos “três Bs” entre os maiores compositores alemães (Beethoven, Brahms e Bach). De Beethoven a escolhida foi o “Concerto n° 3 para piano e orquestra, em dó menor”, obra escrita em 1800 e estreada três anos depois com Beethoven ao piano.

Considerada o primeiro “grande” concerto beethoveniano, o Concerto n° 3 demostra a relação de parceria entre solista e orquestra, que no caso da apresentação da OSP será a parceria com Luiz Guilherme Pozzi. Já de Johannes Brahms a OSP apresentará a “Sinfonia n° 1, em dó menor”, obra que levou 21 anos para ser completada e teve sua estreia em 1876. Esta sinfônica retrata a fama de Brahms, apesar de parte da crítica da época considerar qualquer outra criação menor ou uma cópia de Beethoven.

Beethoven e Brahms nasceram na Alemanha. A primeira composição de Beethven foi aos 11 anos. A primeira apresentação de Brahms foi aos 10. O pai de Brahms era trompista e contrabaixista e foi com ele que Johannes estudava música. No caso de Beethoven, seu pai o obrigava a estudar música por horas e mais tarde ele passou a aprender com Haydn, Albrechtsberger e Salieri.

Solista - Luiz Guilherme Pozzi pianista convidado da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) nasceu no interior do Paraná, começou a estudar piano aos 12 anos e já no primeiro concurso que participou obteve o primeiro lugar e o prêmio de melhor performance. Estudou com a pianista russa Olga Kiun na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e durante esse período ganhou 10 concursos de piano.

Mestre em Música pela Unicamp, atualmente faz doutorado na Universidade de São Paulo sobre os concertos para piano e orquestra de Johannes Brahms. Pozzi também é professor de piano e música de câmara na Escola de Música do Estado de São Paulo. Seu CD com a Sonata Op. 5 de Brahms e a Sonataem si menor de Liszt, ganhou a categoria revelação do 26º Prêmio da Música Brasileira.

Serviço: Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná - Beethoven|Brahms Dia 17 de julho, às 10h30 Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão Maestro: Stefan Geiger Classificação: maiores de 7 anos Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia entrada).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"