CINCO SUGESTÕES PARA INCENTIVAR A DOAÇÃO

             Escolher brinquedos para doar ensina as crianças sobre solidariedade e empatia

No dia 1º de Dezembro diversos países se mobilizam em prol do Dia de Doar Kids. A data nasceu em 2021 nos EUA e ganhou o mundo em 2014, com a adesão oficial de mais de 70 países. A plataforma Dia de Doar traz dicas e inspirações para que os pequenos trabalhem a solidariedade desde cedo. 

Em casa, é possível estimular as crianças a praticar a solidariedade de diferentes maneiras, uma delas é por meio da doação. “É importante ressaltar que a partilha deve ser ensinada por meio das ações, sem esperar nada em troca”, ressalta a coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Cascavel, Rafaelly Carvalho da Silva Molina.

Com a proximidade do Natal, uma oportunidade pode ser a seleção de brinquedos que estão em bom estado e não são mais usados em casa e que podem servir para outras crianças.  A sugestão é começar a organização desde já. Mesmo que no início pareça difícil fazer o filho desapegar da boneca que ganhou da tia ou daquele carrinho dado pela avó, basta um pouco de paciência para que ele comece a entender como doar pode ser legal. 

Doar ensina sobre solidariedade - Aprender a ser solidário é um ensinamento que deve começar desde cedo. Atitudes como dividir e compartilhar são aprendizados importantes para a vida toda, explica Rafaelly. É essencial lembrar que não adianta doar um brinquedo quebrado, faltando peças ou que não funcione. A intenção de praticar a solidariedade por meio da doação diz respeito a escolher itens que estejam em boas condições e que a criança goste, para que possa partilhar a felicidade que esse presente trouxe com outra pessoa. 

Como ensinar a criança a doar? - Como tudo na vida, não existe fórmula mágica para que a criança queira doar os seus brinquedos espontaneamente. Porém, não é aconselhável escolher os brinquedos para doar escondidos dos filhos. O mais indicado é explicar sobre a importância de doar, que com isso, ele vai fazer outras pessoas felizes, ao mesmo tempo em que deixam a casa mais organizada para o Natal e o final do ano. 

Veja cinco dicas para incentivar os filhos a doar: 1. Deixe que as crianças escolham o que querem doar: experimente dar autonomia para o seu filho e deixar que ele selecione os brinquedos que gostaria que fossem para outra criança, evitando interferir nas escolhas. Envolver a criança no processo é importante.

2. Associe o brinquedo a uma faixa etária: explique que aquele chocalho que está há tempos guardado, pode fazer um bebê muito feliz, por exemplo. Com isso, ele pode se sentir empolgado a encontrar outras coisas que não usa mais.

3. Seja o exemplo: como parte da organização da casa para o Natal, todos da família podem separar itens para doação. Se a criança vivenciar esse costume dentro de casa, é mais provável que também sinta vontade de participar. 

4. Torne esse momento divertido: procure envolver a criança no processo, selecionando junto com ela os brinquedos, roupas, sapatos e outros materiais que deseja doar. Uma sugestão é preparar uma playlist de músicas divertidas para animar a arrumação.

5. Faça da doação um hábito: datas comemorativas, como o Dia das Crianças e aniversários, são um ótimo pretexto para organizar a casa e selecionar itens para doação. Assim, é possível explicar para o filho sobre a importância de abrir espaço para os novos brinquedos que virão. 

Sobre os Colégios Maristas:  os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"