MÚSICA, NATUREZA E ARTE NO VALE DA mÚSICA: ÓPERA DE ARAME VIRA PALCO PARA ARTES VISUAIS
Exposição “O Curso das Coisas” tem início no dia 17 vai fazer do icônico espaço um grande palco para 12 artistas visuais
Arte
360º graus. É assim que o projeto Vale da Música, na Ópera de Arame,
vai poder ser definido a partir do dia 17 (sábado) quando recebe a
exposição O Curso das Coisas, que faz parte do projeto Música, Natureza e
Arte. A ideia da exposição é possibilitar uma reflexão sobre a relação
entre natureza e arte, e doze artistas vão participar com obras que vão
da fotografia ao vídeo e instalações e performances. As obras
percorrerão a pequena trilha do teatro, proporcionando uma experiência
até mesmo sensorial para os visitantes.
O Música, Natureza e Arte é um projeto apresentado pelo Bradesco, Ebanx e Empalux e com realização da Futura Fonte em parceria com a Dc Set Group, que vem para complementar a oferta cultural que já é conhecida e prestigiada por quem visita a Ópera de Arame com o festival permanente de música instrumental Vale da Música. “Queremos oferecer atrações culturais que agreguem ao Vale da Música e ao teatro como um todo. Temos um espaço lindo em pleno centro urbano e estamos focados em cada vez mais transformar o passeio na Ópera de Arame um momento muito especial, recheado de cultura”, explica Alana Alboitt, gerente de marketing da Futura Fonte.
A exposição vai até final de Março de 2023 e contará com a participação de artistas multiculturais como Milla Jung, Claudia Lara, Gustavo Caboco, Deborah Bruel, Guadalupe Fernandez, Taís Cabral, Eliana Brasil, Walther Thoms, Vini Maia e Rafaella Pacheco. Os visitantes poderão conferir trabalhos como bioconstruções, instalações com neon, gravuras, fotografias, entre várias outras. “A exposição O curso das Coisas reúne 12 artistas contemporâneos que vivem em Curitiba. A partir da trilha ao redor da Ópera de Arame propomos uma caminhada por questões visuais e estéticas. Esse caminhar vem acompanhado por questões sobre o lugar em que habitamos e as relações que temos estabelecido com o meio ambiente”, diz Milena Costa, curadora da exposição.
Além da
exposição, o projeto Música, Natureza e Arte vai proporcionar oficinas
pedagógicas, que estarão focadas em artes visuais, música instrumental,
atividades artísticas, culturais e de sustentabilidade para pessoas de
todas as idades. “A ideia é envolver todo o público durante o período de
férias, fazendo com que o espaço seja aproveitado por famílias
inteiras. A experiência de poder ouvir uma boa música instrumental no
Palco Flutuante, participar de uma oficina, poder apreciar uma bela
exposição de artes visuais vai ser um deleite para o público que
frequenta o espaço”, finaliza Alana.
Serviço: Exposição Música, Natureza e Arte
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h
Data: a partir de 17 de Dezembro
Valor para entrada no Vale da Música: R$ 15,00 inteira e R$ 7,50 meia-entrada. O benefício é válido para pessoas que estejam dentro da lei da meia-entrada, crianças de até 12 anos e para moradores de Curitiba e região metropolitana, que precisam levar um comprovante de residência para obter o desconto. Às quartas-feiras, moradores de Curitiba que comprovarem residência têm entrada gratuita (exceto feriados).
Endereço: Rua João Gava, 970 – Abranches.
Mais informações: @festivalvaledamusica
Bradesco e a cultura
Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. Além do Teatro Bradesco, o banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte. São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros. Assim como o Teatro Bradesco, muitas instituições e espaços culturais apoiados pelo banco promoveram ações para que o público possa continuar se entretendo – ainda que virtualmente – durante a pandemia da Covid-19. O banco também lançou o Bradesco Cultura, plataforma digital que reúne conteúdo relacionado às iniciativas culturais que contam com o patrocínio da instituição, como um vídeo apresentação sobre o Vale da Música, mostrando o dia a dia do projeto até 2020 e as adaptações realizadas no período da pandemia, tudo para que o público possa visitar e desfrutar do local com tranquilidade e segurança. Visite em cultura.bradesco.
Sobre a Futura Fonte
Proponente do Vale da Música, a Futura Fonte é especializada em iniciativas que fazem da cultura um instrumento de formação e valorização do indivíduo. O grupo realiza eventos e também atua de forma constante na promoção de ações de responsabilidade social conectadas à música, como a associação com a ONG internacional Playing For Change. No Parque das Pedreiras é um dos parceiros da DC Set Eventos na realização de eventos culturais no complexo.
Sobre a DC Set Group
Fundada em 1979, a DC Set Group reúne empresas e iniciativas ligadas à cultura e esporte em oito verticais de negócio. O grupo atua como um hub de inovação em entretenimento, sendo uma das pioneiras em gestão de talentos, festivais de música e shows internacionais, além da realização de exposições e espetáculos artísticos; palestras e conferências; gestão de espaços; produção de conteúdo e organização de ligas e competições esportivas.
Comentários