ECONET REALIZA 14ª EDIÇÃO DA GINCANA DA SOLIDARIEDADE
Iniciativa incentiva mais de 500 colaboradores a arrecadarem alimentos para instituições de caridade; na última edição foram 66 toneladas
A Econet Editora realiza, desde 2002, a Gincana da Solidariedade, que incentiva os colaboradores a arrecadar mantimentos para abastecer 40 instituições de Curitiba e região metropolitana durante o ano todo. São beneficiadas em torno de 4,5 mil pessoas, entre idosos, adultos e crianças, que frequentam as instituições. A quantidade arrecadada na competição é triplicada pela presidência e, na última edição, um trabalho realizado, literalmente, em equipe, chegou a 66 toneladas.
A competição
O lançamento da Gincana da Solidariedade é feito
no mês de setembro e envolve os mais de 500 funcionários da empresa em Curitiba
e nas filiais de Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Eles se dividem em seis
equipes. Até o final de dezembro, serão realizadas 15 provas. Todas elas devem
ser completadas pelos times para que eles somem pontos. E, para se inscrever em
cada prova, é necessário entregar alimentos. No final, a equipe
que mais tiver pontos e quilos de mantimentos, sagra-se a grande campeã da
Gincana.
Uma das provas é entregar, toda sexta-feira, 50 quilos de alimentos. E vale tudo: até bater na porta de casa em casa para pedir doações. Os três certames mais esperados e que causam a maior interação entre os colaboradores são as provas Gold: competição culinária (uma espécie de Masterchef), desafio caça “ao tesouro” e um Show de Talentos (cada equipe faz uma apresentação teatral envolvendo música, dança e interpretação). Para garantir a imparcialidade da competição, os jurados são externos e representantes das instituições beneficiadas pela competição.
A última prova Gold, o Show de Talentos, acontece no próximo dia 9 de Dezembro, às 19h30. As equipes estão vendendo convites por R$10 e o todo o valor será revertido para compra de mantimentos. Já no dia 16 de dezembro, às 17h30, um ato simbólico encerra a Gincana da Solidariedade. A “corrente de alimentos” é a entrega simbólica de parte da arrecadação. As doações passam de mãos em mãos numa corrente até o estacionamento da Econet, onde são armazenadas até iniciar a entrega, no mês de Janeiro de 2023.
As três equipes com melhor pontuação recebem certificados e troféus. No entanto, a premiação é simbólica: no final da gincana todos saem ganhando. “São 120 dias contagiantes. Os participantes se doam de corpo e alma para vencer e têm até discussões acaloradas por causa da competição. A melhor premiação é mesmo terminar mais um ano com o coração em paz, com a sensação de missão cumprida por ter realizado ações para melhorar a vida das pessoas carentes. Esse é o sentido do voluntariado e que foi incorporado também na Gincana. O desejo dos colaboradores da Econet é espalhar o amor em forma de comida na mesa”, finaliza Silvio Garbosa.
Comentários