"VÁRIO" LEVA DANÇA CONTEMPORÂNEA AO CEU DAS ARTES EM PARANAGUÁ
Público poderá entrar na roda com a bailarina e os músicos nesse espetáculo interativo
O espetáculo interativo de dança-música “Vário” chega a Paranaguá neste dia 8 de Dezembro, com entrada franca. Quem quiser viver essa experiência tem hora marcada no Centro de Artes e Esportes Unificados da cidade litorânea paranaense às 10h30 e 14h, seguido por oficina também gratuita às 15h.
A montagem propõe aproximar a arte contemporânea de adultos e crianças ao promover uma verdadeira brincadeira em cena com a participação de uma bailarina, dois músicos e a ajuda de dispositivos que, utilizados pela plateia, criam os sons do espetáculo e os estímulos para os artistas. De acordo com a bailarina e professora Lívea Castro, uma das idealizadoras do projeto e performer da encenação, “Vário” propõe um desafio: a convivência e o relacionar-se em dias de opiniões tão antagônicas e, ao mesmo tempo, maneiras tão múltiplas de se estar no mundo.
“Na parceria com o público, vamos descobrindo em ‘Vário’ como criar e conviver no espaço. A intenção é aproximar pessoas e conectar a presença plural. ‘Vário’ é sobre criar convívio, ampliar sentidos e multiplicar corpos. Propõe uma realidade sensível de colaboração, de corpos que se movimentam em rede. É uma estratégia movente de permanência nos espaços”, ressalta a bailarina.
Lívea é graduada em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR|FAP), com especialização em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desenvolve pesquisas artísticas e educacionais na Nó Movimento em Rede e como professora de dança da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP). Foi propositura no UM – Núcleo de pesquisa artística em dança da UNESPAR, bolsista no IMP – investigação do movimento particular (2017), e uma das artistas residentes de ENCUENTROS – ações de diálogo em dança Curitiba/Bogotá (2022).
Os músicos que acompanham Lívea em cena são Daniel Amaral e Machison Abreu. Daniel é violonista, arranjador, compositor e professor. Formado em Música Popular pela UNESPAR-FAP, cursou Violão Popular na Escola de Música do Estado de São Paulo. Integra o duo “Miniconto" em parceria com Karla Díbia, com o qual tem 5 álbuns lançados. Machison também é graduado em Música pela FAP, é pesquisador da relação da música com a dança, o teatro e o cinema, já tendo desenvolvido diversos projetos nessa área. Recentemente formado no curso de produção musical pela Yellow Dj Academy, hoje atua como produtor musical e música eletrônica. A parceria dos três foi firmada em 2012 por meio do trabalho de dança-música “Pedras que”.
A classificação de “Vário” é livre e a primeira temporada do espetáculo foi viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, e contou com uma série de apresentações para alunos da rede pública de ensino. Já essas novas apresentações fazem parte de projeto aprovado no Programa de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, da Secretaria de Estado da Comunicação e da Cultura - Governo do Estado do Paraná, com o apoio da COCEL.
- Serviço: “Vário”, espetáculo de dança contemporânea interativo
- Dia 8 de Dezembro. Quinta-feira, Paranaguá
- CEU das Artes Celso Luck - Centro de Artes e Esportes Unificados
- Rua dos Jatobás, 560 – Jardim Iguaçú
- Apresentações: 10h30 e 14h e oficina às 15h
- Entrada franca
- Classificação indicativa: livre
FICHA TÉCNICA
Criação e performance: Daniel Amaral, Lívea Castro e Machison Abreu
Iluminação: Erica Mityko
Consultoria de figurino: Amábilis de Jesus
Designer de sensores: Pedro D’Água
Confecção: Fernando Robert
Programação: Machison Abreu
Consultoria: Henrique Bergamo
Diretor de Produção: Jorge Schneider
Coordenação geral: Simone Bönisch
Produção: Bönisch Produções Culturais
Mais informações: @projeto.vario | @bpcproducoes | www.facebook.com/bpcproducoes/
Fotografia: Camilla Shaw.
https://www.dropbox.com/sh/xomsmhufa5zy2gz/AAC4hL5e5BmBV2UI3j213lgSa?dl=0
BPC Produções - A Bönisch Produções Culturais foi criada em outubro de 2017 pela produtora cultural Simone Bönisch. A empresa atua na elaboração, execução, produção, gerenciamento e consultoria de projetos culturais e iniciativas artísticas socioeducacionais. Desde a sua fundação, vem atuando na coordenação e produção dos projetos: Brasil x Israel (intercâmbio cultural entre artistas da dança contemporânea brasileira e israelense), Vilosidade (trabalho solo em dança contemporânea da artista Lívea Castro aprovado no Edital da Área da Dança – Solar 2018), Vário (espetáculo de dança-música aprovado no Edital de Mecenato Subsidiado da Fundação Cultural de Curitiba), Autorretrato (projeto de Cayo Vieira que usa a fotografia em intervenções psicoterapêuticas no tratamento de adolescentes internos no Hospital San Julian), Do Avesso (iniciativa da Nó movimento em rede, contemplada pelo Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual 2020) e Batucando (proposto por Diandra Minatti e aprovado no PROFICE, para a formação de uma orquestra de percussão com crianças da cidade de Ipiranga).
Comentários