ZIRALDO: 27ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO PRESTA HOMENAGEM

Nos espaço oficiais, haverá programação dedicada ao escritor e desenhista, onde o público poderá participar de oficinas, sessões de leitura e encontros com autores que discutirão seu legado e influência 

Foto: Ana Colla

A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo terá uma programação especial dedicada a um dos maiores ícones da literatura infantil brasileira: Ziraldo. Os espaços culturais oficiais terão atividades dedicadas ao escritor e desenhista, onde o público poderá participar de oficinas, sessões de leitura e encontros com autores que discutirão seu legado e influência na nova geração de leitores. O maior evento literário da América Latina, realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizado pela RX, acontece entre os dias 06 e 15 de Setembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo, onde são esperados mais de 600 mil visitantes.


Famoso por obras que encantaram gerações, como “O menino maluquinho”, Ziraldo será homenageado com programação especial em cinco espaços oficiais: Espaço Infâncias, Salão de Ideias, Papo de Mercado, Educação e Cordel e Repente. “É uma honra para nós dedicar espaços tão significativos para celebrar a vida do grande Ziraldo, cujo a obra continua a inspirar e a encantar leitores de todas as idades; esperamos que este pequeno tributo esteja adequado à sua vasta contribuição cultural”, afirma Sevani Matos, presidente da CBL.


Elisabete da Cruz, curadora do Espaço Infâncias, explica que o local irá celebrar a importância dos personagens de Ziraldo para as crianças. Ela conta que a programação contará com a “Hora Maluquinha”, na qual diferentes atividades serão desenvolvidas a cada dia, sempre às 15h. Pensado para que os visitantes possam sentar e ficar, o espaço busca resgatar um dos grandes prazeres que o escritor e desenhista tinha em vida: visitar a Bienal. “São quase 300 metros quadrados equipados com livros e jogos que poderão ser manuseados livremente pelas crianças e suas famílias, será um espaço interativo literário e lúdico”, reforçou Elisabete.


Já o Salão de Ideias Banco CAF receberá o psicanalista Alexandre Coimbra junto ao palhaço Cláudio Tebas, para debater as lições deixadas por Ziraldo no livro “O menino maluquinho”. O local conta com curadoria de Leonardo Neto, pela CBL, além de Clivia Ramiro e Tiago Marchesano, do SESC São Paulo. “O livro nos instiga a brincar, também, na fase adulta, então propomos esse momento para aprendermos a brincar mais, a ter mais criatividade, mais alegria na vida, a partir das lições do Menino Maluquinho e do próprio autor”, pontuou Leonardo. 

Comandado por Lucinda Marques, o Espaço Cordel e Repente homenageará o escritor e cartunista com ilustrações e cordel. “Nós estamos preparando uma coletânea escrita por vários cordelistas, com a ilustração de diferentes artistas expressando a importância do Ziraldo para a literatura brasileira e para a formação de leitores, uma vez que muitos se tornaram leitores a partir de suas obras do Ziraldo”, explica Lucinda.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM