FEIRA DA BAGUNÇA/ CONCESSÃO DA SESMARIA EM CASTRO




EM CASTRO - PARANÁ
A CONCESSÃO DA SESMARIA e a FESTA DOS 305 ANOS SEGUE NESTE FIM DE SEMANA
Uma das principais atrações é o retorno no domingo (22/03) da “Feira da Bagunça” que será instalada na Praça Manoel Ribas, região central da cidade histórica.

Dando continuidade as comemorações aos 305 anos da Concessão da Sesmaria da Paragem do Iapó, 19 de março, a atração deste sábado(21) é o show com o Gaúcho da Fronteira, no Parque Lacustre. No domingo (22), a Banda Metrópole encerra as atividades que contam ainda com atrações culturais e parque infantil.

Desde as 8 da manhã de domingo prestigie a interessante e curiosa “Feira da Bagunça” que acontecerá até às 18 horas na Praça Manoel Ribas.
A festa é uma promoção da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. Que segundo informações do atual secretário, Izidro Costantino Guedes, cerca de 10 mil pessoas devem prestigiar os eventos. Ele destaca a Feira da Bagunça na qual poderão ser vendidos artesanatos em geral; produtos alimentícios caseiros (geléia, compotas, conservas, bebidas caseiras, pães); antiguidades; produtos usados; quinquilharias em geral; livros e revistas; e inclusive serviços(pessoa física); divulgação de empresas prestadoras de serviços e animais de pequeno porte. Podem participar artistas plásticos, escultores, artistas de modo geral e colecionadores. “A feira está retornando e acreditamos que será um sucesso”, diz.

Sobre a SESMARIA um pouco da História
O primeiro requerimento de Sesmaria atendido nos Campos Gerais foi de Pedro Taques de Almeida, em 19 de março de 1704, cuja família se fixou na região, fundando a Fazenda Capão Alto. Com a concessão de outras sesmarias, a Freguesia de Sant'Ana do Iapó compreendia na época as áreas dos municípios de Jaguariaíva, Piraí do Sul, Castro, Carambeí e Ponta Grossa.
Com o constante vai e vem de tropas que cruzavam a propriedade, rapidamente a formação dos Campos Gerais efetivou-se com o "Caminho de Viamão", que iniciava em Viamão(RS), passava por Castro e terminava em Sorocaba(SP).
Devido à característica alagadiça do Rio Iapó, os tropeiros tinham que descobrir os locais mas rasos para passar com a tropa e esses locais eram chamados de vau. O primeiro vau utilizado pelas tropas ficava no trecho do Rio Iapó próximo a sede da Fazenda Capão Alto.
Mais tarde, por volta de 1760, Inácio Taques de Almeida mandou levantar uma cruz e construir uma pequenina capela na colina à margem esquerda do rio, onde se localizava o vau de baixo. A capela foi consagrada à Senhora Sant'Ana, pois a família acreditava ser ela a padroeira protetora dos bens e fortunas.
Ao redor da primeira capelinha o núcleo se desenvolveu, conservando até hoje a devoção inicial daqueles desbravadores que implantaram a fé e a civilização na cidade.

Castro fica na região dos Campos Gerais e a aproximadamente duas horas da capital Curitiba.


* Algumas imagens da região central de Castro incluíndo a Igreja Matriz
captadas por mim em Maio de 2008.]Alice Varajão®

Comentários

Fabiana Guedes disse…
Alice, muito 10! VALEU mesmo! Beijo grande e bom fds!

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS