CONFRARIA DO VINHO DO PORTO NOVOS CONFRADES

Em um ritual histórico, brasileiros foram entronizados para Confraria do Vinho do Porto


Ruy Ohtake, Manoel Beato e Tiago Locatelli estiveram entre os entronizados

No final do mês de Abril, São Paulo assistiu a uma cerimônia histórica que remonta ao período da Idade Média, quando surgiram as primeiras confrarias. Taste-vin (instrumento que era usado para provar os vinhos antes de servi-lo aos convidados) chapéus e capotes foram preparados para a Cerimônia de Entronização dos novos confrades brasileiros da Confraria do Vinho do Porto. Personalidades como o arquiteto Ruy Ohtake e pessoas influentes do mundo do vinho, como os sommeliers Manoel Beato e Tiago Locatelli, foram entronizadas no Iate Clube de Santos.

“Há, atualmente, brasileiros que foram entronizados quando constituímos a Confraria do Vinho do Porto, em 1984, e que permanecem Confrades, atuando como Cavaleiros ou com o grau de Infanção, um dos mais altos da Confraria”, explica Luciano Vilhena Pereira, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, que esteve no Brasil para a cerimônia.

A Confraria é organizada de acordo com a atuação de cada Confrade. Aqueles que trabalham no comércio e exportação do Vinho do Porto recebem o grau de Mestre e de Experto sendo administradores ou empregados superiores das empresas exportadoras de Vinho do Porto. A Chancelaria é composta pelo Chanceler (a figura de máxima representatividade), Almoxarife, Copeiro-Mor, Almotacé e Fiel das Usanças (o mestre de cerimônias).

Infante D. Henrique de Avis
A Confraria do Vinho do Porto tem como personagem tutelar o Infante D. Henrique de Avis, mais importante figura do início da era das descobertas, também conhecido como Infante de Sagres ou Navegador. O chapéu que completa o traje dos Confrades é uma cópia do utilizado pelo célebre Infante.

Para a cerimônia histórica, estiveram no Brasil, além da Chancelaria (George Sandeman, o chanceler, esteve presente), o Presidente do Instituto do Vinho do Douro e Porto (que também é Confrade com o grau de Infanção) a vice-presidente do Instituto da Vinha e do Vinho e alguns presidentes das Comissões Vitivinícolas Regionais, além de produtores portugueses.

* Confraria tem como personagem tutelar o Infante D. Henrique de Avis também conhecido como Infante de Sagres ou Navegador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"SOBREPOSIÇÕES" REVELA TINTAS INCOMPATÍVEIS SOBRE TELA

CARNAVAL DOS RAROS

INSTITUTO TMO ELEGE DIRETORIA EXECUTIVA PARA O BIÊNIO