HAMLET(EGO)TRASH EM CARTAZ


HAMLET(EGO)TRASH

Comemorando 30 anos de existência, o grupo Rainha de 2 Cabeças de Cesar Almeida apresenta sua nova releitura para o clássico mais encenado em todo mundo: Hamlet, de William Shakespeare.

Nessa nova versão, Almeida resolve ressaltar a guerra ao ego, já que Hamlet é a peça da vingança. O autor entende que a contemporaneidade vive um momento doentio pois a espetacularização de nossas vidas íntimas, ressaltou o nosso ego transferindo nossa intimidade para a vida pública no mais alto grau já visto na história da humanidade. Estamos todos na vitrine viva de nosso web-divã. Fazemos de nossas individualidades verdadeiros shows de mediocridade para deleite de todos os que quiserem acessar nossa vida privada. Hamlet é uma exigência do seu ego, ele tem que honrar sua querida Dinamarca e livrá-la para sempre dos vilões que o cercam. Ele tem que demonstrar seu heroísmo a todo custo. É um herói de capa e espada. Nada mais digno e exemplar para uma sociedade imersa em seu utópico sonho de justiça.

Com uma estética que incorpora elementos de performance e teatro pós dramático o autor desconstrói a célebre obra de Shakespeare e nos traz um espetáculo diferente daquele apresentado há 16 anos quando foi extremamente bem recebido tendo até mesmo estudo publicado na Universidade de Delaware(Foreign Accents- Brazilian Readings of Shakespeare), por Anna Camatti, estudiosa de Shakespeare.

Nesta montagem, o espetáculo é embalado por dois DJs que narram a estória tão trágica e tão patética ao mesmo tempo, pois não há mais espaço para a tragicidade na representação teatral de hoje. O pós dramático tomou conta da vida e da cena teatral, apenas confrontamos a tragédia cotidiana, não podemos mais representá-la stanislaviskianamente, pois seria uma heresia aos novos tempos. Anestesiado pelo bombardeio de informação em tempo real, a tragédia de hoje limita-se ao âmbito da individualidade. É importante esvaziar o conteúdo trágico quando o teatro já não é mais representação da realidade. O espectador busca a diversão para a apatia do cotidiano.         

A Rainha de 2 Cabeças é um grupo formado por Cesar Almeida há 30 anos quando ainda cursava o extinto CPT- Curso permanente de teatro do Teatro Guaira. Desde então já encenou dezenas de peças em nossa capital, sempre buscando uma linguagem que dialogue com a contemporaneidade criando simulacros de identificação com o espectador. É necessário que não se perca o elo com a realidade na qual a obra de arte está inserida. Portanto um teatro curitibano e brasileiro precisa ser pensado e realizado.

No elenco o autor e diretor Cesar Almeida e Maite Schneider dividem a cena, brincando com a tragédia clássica.

O espetáculo tem o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo por meio dos incentivadores Tramontina e Vieira e Shopping Mueller.

Serviço: HAMLET(EGO)TRASH
20 de Fevereiro a 17 de Março – 20h (de quarta a domingo)
TEUNI – Pça Santos. Andrade- Prédio da UFPR
Entrada Franca. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"