PARA O FERIADO UMA OPÇÃO É A EXPOSIÇÃO DE GRAVURAS DE GOYA

Além de ver a coleção Loucuras Anunciadas, visitantes podem brincar e se fotografar com os acessórios da sala interativa

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta a mostra Loucuras Anunciadas, do artista espanhol Francisco de Goya (1746-1828). A exposição, na Galeria Mezanino, é uma boa opção para quem estiver em Curitiba durante o feriado. As salas de exposições estarão abertas até sábado, das 10 às 20h, e no domingo, das 10 às 19h. Loucuras Anunciadas segue em cartaz até o dia 2 de Julho. Durante as visitas, os interessados podem solicitar informações aos arte-educadores do programa educativo Gente Arteira, especialmente preparados para receber os visitantes desta exposição.


A coleção, denominada também Disparates, reúne 20 gravuras e é uma edição póstuma da Academia de Belas Artes de Madri, que adquiriu estas pranchas em 1864. O ciclo apresentado em Curitiba é considerado o mais obscuro e complexo que Goya já fez.

O enigmático conjunto de gravuras são as últimas obras gráficas de Francisco de Goya. Disparates é uma série que revela visões, violência, sexo, deboche das instituições relacionadas com o regime absolutista, crítica aos costumes e ao clero.  

O período em que as gravuras foram feitas não é preciso, de acordo com especialistas, devem ser de 1815 a 1820. Goya havia decidido não publicá-las por causa da perseguição aos iluministas na época.

ASAS, SACOS, ESPELHOS E ACESSÓRIOS 
Além da exposição, o público tem a oportunidade de experimentar as atividades interativas, na Galeria Térreo. Há duas grandes gravuras impressas para que as pessoas se fotografem diante das imagens. Os visitantes também podem vestir sacos, tais como na gravura original em exposição – Os ensacados (Los ensacados).

Também há acessórios e vestuários para que as pessoas se caracterizem e façam suas próprias produções para se fotografar. Tem também asas como as de anjo, que remetem às da gravura O modo de voar (Modo de Volar), que integra a série, e apresenta vários homens alados.  Dois espelhos, um côncavo e um convexo, dão a possibilidade de se ver por outras perspectivas.

Serviço: Artes Visuais: Loucuras Anunciadas – Francisco Goya
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: até 2 de Julho de 2017
Horário das galerias: terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h
Ingressos: entrada franca
Classificação etária: livre para todos os públicos
Informações: (41) 2118-5114 e (41)2118.5427.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS