HQs DESENVOLVEM A LEITURA E A ESCRITA E ESTIMULAM O GOSTO PELAS ARTES

Narrativas são uma opção para professores trabalharem a imaginação e a criatividade dos alunos

Conhecidas como narrativas seguidas de uma sequência de imagens, desenhos ou figuras impressas, inseridas em espaços delimitados em “balões” de diálogo, geralmente em gibis, as histórias em quadrinhos são uma boa dica para ensinar sobre produção de texto. São indicadas para desenvolver a arte, a leitura e a escrita.

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Goiânia, Andrea Prado, a produção de histórias em quadrinhos é uma atividade enriquecedora que possibilita ao aluno o acesso às referências de conteúdo autobiográfico, a criação de argumentos narrados com base em experiências vividas por ele mesmo e por pessoas próximas. “Devemos desenvolver esse tipo de atividade que é tão positiva na formação de nossas crianças e jovens”, disse. 

Para começar a escrever uma história em quadrinhos, é necessário fazer uma pesquisa para embasar a narrativa. Também é conveniente criar um fato para o desenrolar da trama. Desenvolver roteiros e ligar a narrativa a algum aspecto pessoal torna a história mais atrativa. Mas aí o que vale é a imaginação e criatividade de cada um.

Não se sabe ao certo a origem das histórias em quadrinhos, mas, segundo estudiosos da área, o primeiro super-herói dos gibis a se tornar ídolo foi o Superman, em 1938. Vale lembrar que antes dele já havia outros como Yellow Kid, Tarzan e Fantasma. E no Brasil, as histórias em quadrinhos tiveram início com Pererê, de Ziraldo, valorizando o verde-amarelo.

O que se sabe é que, ao optar por uma aula sobre histórias em quadrinhos, o professor certamente vai incentivar a prática da leitura, o desejo e o prazer de ler; ajudar os alunos a conhecerem esse gênero textual em sua estrutura e função, percebendo características da linguagem das histórias em quadrinhos e ainda levar diversão para os estudantes na hora da leitura das histórias. Por isso, essa é sempre uma boa pedida.

Semana das Histórias em Quadrinhos
Em comemoração a 30 de Janeiro, que se comemora o “Dia Nacional dos Quadrinhos”, a Biblioteca do Colégio Marista Goiânia está promovendo a “Semana das Histórias em Quadrinhos”, de 28/01 a 01/02. Durante o evento, os alunos podem apreciar exposições no local e participar de oficinas na hora do recreio.

Sobre a Rede Marista de Colégios
O Colégio Marista Goiânia integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"