IED BRASIL LANÇA MASTER ONLINE EM GESTÃO DE MODA
O IED Brasil (Istituto Europeo di Design) lança o primeiro Master Online, em Gestão de Moda para toda a
América Latina
O primeiro curso Master
Online Gestão de Moda do IED no Brasil, que será aberto em abril de 2019, vai
utilizar toda a experiência desenvolvida pelo IED da Espanha, em Madri, que já
oferece cursos à distância há dez anos, com foco em sustentabilidade, produtos
e comunicação. O modelo de curso online do IED é
inovador e interativo, eliminando as barreiras geográficas e de rotina diária.
E traz muitas vantagens aos alunos, principalmente a possibilidade de
atualização profissional de forma ágil e eficiente, sem abrir mão da qualidade
do ensino IED. Para complementar o programa exclusivo, o Master Online abrange um
módulo presencial intensivo de oito dias nos laboratórios do IED Rio, inspirado
na prática de Bootcamp (treino militar) do MIT (Massachusetts Institute of
Technology), com uma imersão total durante uma semana, em que professores e
coordenadores aprofundarão na prática, todos os temas abordados online.
Fabio Palma, diretor
do IED Brasil, conta que este é um passo concreto também em outra frente da
instituição, o IED Sem Fronteira, que busca a integração com as unidades na
Itália e Espanha, e ainda das ferramentas digitais e analógicas, bem como o
trânsito entre várias áreas do saber.
“Todos os nossos
cursos longos já têm um módulo internacional, com 40 horas, para o aluno viver
as práticas de nossas unidades na Itália ou na Espanha. Já vínhamos testando,
como laboratório, o ensino digital pontualmente em vários cursos. Agora faremos
um Master completo em formato online, e escolhemos Gestão em Moda, que tem
muita procura”, diz Fabio Palma.
O curso pretende desenvolver o domínio sobre competências profissionais
relacionadas à gestão: na organização de um modelo de negócio, no entendimento
das diversas áreas que compõem uma empresa e na capacidade de inovar e se
comunicar com o mercado, além de gerir pessoas ou equipes. Conhecimentos que
determinam as condições deste profissional, gestor, em entender e trabalhar o
contexto dinâmico e mutável das empresas de moda e da economia criativa nos
tempos atuais.
IED Brasil inaugura sua área de ensino online para atender à grande
demanda de profissionais e estudantes que desejam estudar na instituição, mas
não têm tempo ou moram longe das sedes no Rio e em São Paulo, localizadas nos
bairros da Urca e em Higienópolis, respectivamente. Assim, interessados que
vivem em outras regiões dessas cidades e do país terão ao seu alcance todas as
ferramentas e conceitos que fizeram do IED uma das marcas mundiais mais
consagradas no ensino de design.
Nos últimos anos o fenômeno do fast
fashion provocou fortes alterações nos processos produtivos da indústria global
da moda e, ao mesmo tempo, o slow fashion
também ganhou força pela busca de um consumo mais consciente e exclusivo, por
parte do mercado. O aumento do número de estilistas autorais e independentes,
as novas formas de comunicação com o cliente, as novas tecnologias produtivas e
os novos canais de venda, agora digitais, estabelecem novos paradigmas para a moda
atual. E com isso surgem oportunidades inovadoras de negócios. A capacidade de
observar e entender este ambiente, com o olhar de gestão, abre janelas para o
empreendedorismo.
O curso se estrutura
em três módulos, com um total de 350 horas – 96 das quais com aulas presenciais
– e tem um sistema de tutoria para cada uma das disciplinas, com masterclasses por videoconferência,
coordenadores e orientadores. Uma banca julgadora irá avaliar os projetos
finais. Uma equipe de apoio estará sempre à disposição do estudante para
informações práticas. O curso está previsto para começar em abril, e a oferta
por tempo limitado de preço são oito parcelas de R$1.800, com desconto em
pagamento à vista, e possibilidade de 24 prestações via a empresa Intersector. Inscrições abertas
pelo link: https://ied.edu.br/rio/cursos/master-online/.Haverá
ainda desconto para pagamento à vista, e condições especiais para ex-alunos e
empresas conveniadas.
O material básico de
estudo dos alunos é um conjunto de apostilas, que detalham o conteúdo das
disciplinas. Um fórum geral acompanhará todo o curso. As turmas terão quinze
alunos cada.
Os três módulos se
estruturam em:
- Fundamentos e
Atualização – abordagem histórica, socioambiental, antropológica e
econômica.
- Empreendedorismo
e Gestão – novos modelos de negócios e gestão em economia criativa.
- Projeto final – proposta de inovação em modelo de negócio para o mercado da moda.
O Módulo 1 durará
cerca de quatro meses, e será totalmente digital, onde será discutido o
conteúdo das disciplinas.
No Módulo 2,
inspirado na prática de Bootcamp (treino militar) do MIT (Massachusetts
Institute of Technology), com uma imersão total durante uma semana na sede do
IED na Urca, no Rio de Janeiro, professores e coordenadores aprofundarão os
temas anteriormente abordados, em dez diferentes disciplinas. Participarão
ainda deste módulo representantes de uma marca parceira, que apresentará uma
questão concreta a ser trabalhada pelos estudantes em seu projeto final.
O Módulo 3, com
período em torno de três meses, abrangerá a elaboração do projeto final do
aluno, que terá um orientador para o acompanhar durante todo o processo. Neste
módulo, além do reforço a tudo ensinado desde o início, o aluno terá a
disciplina de Gestão Jurídica.
Ao final, uma banca
composta pelos orientadores e coordenadores irá avaliar cada um dos projetos
apresentados.
Comentários