CURADOR DA AI WEIWEI RAIZ VEM AO MON PRA MONTAGEM DA MOSTRA


A exposição que poderá ser vista pelo público a partir de 3 de Maio reúne cerca de 40 obras e 15 vídeos do artista, desde icônicos trabalhos até obras inéditas nascidas de uma imersão profunda pelo Brasil e suas tradições.
 
O idealizador e curador da exposição Ai Weiwei Raiz, Marcello Dantas, veio a Curitiba nesta terça-feira (23) para acompanhar a montagem da mostra. Realizada pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), a exposição poderá ser vista pelo público a partir de 3 de maio, no espaço expositivo do Olho. 
 
Marcello Dantas destacou o fato da exposição acontecer dentro de um museu projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, cuja obra é admirada pelo artista. “Isso permite uma possibilidade de diálogo entre grandes gênios que trabalham em grande escala, o que torna a mostra uma luta de gigantes”, disse o curador.
 
Segundo Dantas, o espaço expositivo do Olho é muito simbólico. “Isso porque todo o trabalho de Ai Weiwei é sobre alterar a forma de olhar, valorizar detalhes, e sobre como o nosso ponto de vista pode mudar o significado das coisas”, explica.
 
Apresentada pela Copel, a vinda da exposição Ai Weiwei Raiz ao Paraná foi viabilizada pelo Governo do Estado. É a primeira exibição do artista Ai Weiwei no Brasil e a maior de sua carreira.
 
Nesse momento em que o Governo do Estado prioriza a inovação, trazer a exposição de um artista tão contemporâneo nos deixa muito felizes, é um privilégio para nós paranaenses”, destaca a diretora-geral da Secretaria de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.
 
A diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, explicou que a vinda dessa exposição ao MON foi um trabalho conjunto do Estado, apresentada pela Copel. “Concentramos esforços para que a exposição se tornasse acessível ao público do Sul do Brasil, o que confirma a capital paranaense como um importante polo cultural da região”, disse.
 
Juliana comentou ainda que Ai Weiwei é um artista único, contemporâneo e que possui uma incrível capacidade de cruzar fronteiras entre culturas. “Ele está sempre atento aos acontecimentos atuais e isso se reflete nessa exposição imperdível”, disse.
 
RAIZ
 
A mostra Ai Weiwei Raiz apresentará no Sul do País a história do brilhante artista considerado como um dos grandes nomes da cena contemporânea mundial.
 
Em cartaz a partir de 3 de Maio no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, a exposição reúne cerca de 40 obras e 15 vídeos do artista, desde icônicos trabalhos até obras inéditas nascidas de uma imersão profunda pelo Brasil e suas tradições.
 
MARCELLO DANTAS
 
Marcello Dantas é um premiado criador interdisciplinar com ampla atividade no Brasil e no Exterior. Trabalha na fronteira entre a arte e a tecnologia, produzindo exposições, museus e múltiplos projetos que buscam proporcionar experiências de imersão por meio dos sentidos e da percepção.
 
Dantas. Foto: Christian Maldonado. 
Dantas esteve por trás da concepção de diversos museus, entre os quais o Museu da Língua Portuguesa e Japan House, em São Paulo; o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza, no Piauí; e o Museu do Caribe, na Colômbia. Assinou a curadoria de exposições de artistas estrangeiros de renome, como Ai Weiwei, Anish Kapoor, Jenny Holzer, Michelangelo Pistoletto, Peter Greenaway, Rebecca Horn, Bill Viola e Laurie Anderson.
 
Foi também diretor artístico do Pavilhão do Brasil na Expo Shanghai 2010, do Pavilhão do Brasil na Rio+20, da Estação Pelé, em Berlim, na Copa do Mundo de 2006, e integra o corpo de curadoria da Bienal de Vancouver desde 2014.
 
Serviço: Exposição Ai Weiwei Raiz
Período expositivo: 3 de Maio a 28 de Julho
Espaço: Olho
 
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Civico -Curitiba - Paraná
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Quartas gratuitas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"