ARTE NA VILLA FRANCIONI EM SÃO JOAQUIM SC

ARTE INTERNACIONAL NA VILLA FRANCIONI

Destino consagrado no inverno, a Vinícola Villa Francioni, em São Joaquim, é encantadora também no verão. É hora de cruzar as espetaculares paisagens da serra catarinense e ver a beleza das telas da artista internacional Patrícia Di Loreto, em exposição a partir do próximo sábado (30) na Galeria de Arte da Villa. O capricho cênico está presente em cada detalhe das 15 pinturas especialmente preparadas para a mostra “Exit”, organizada por Edson Machado, diretor artístico do Instituto Internacional Juarez Machado. 
EXPOSIÇÃO
Patrícia Di Loreto, argentina de Buenos Aires com ateliê também no Brasil, é pintora, cenógrafa e muralista. Estudou desenho e pintura no Peru e na Espanha, e cursou Belas Artes na Argentina. Realizou trabalhos de cenografia no Teatro Colón de Buenos Aires e é criadora de projeto de intercâmbio cultural entre países da América Latina por meio da Chancelaria Argentina. Ganhadora da Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Arte em Londres teve sua tela adquirida pela Embaixada da China, participa atualmente de projetos de intervenções urbanas em Florianópolis e Buenos Aires e possui obras em acervos e museus, galerias de arte e instituições públicas e privadas em todo o mundo. Atualmente ela participa da Bienal internacional de Curitiba.
Com um currículo dessa grandeza, sua experiência pela trajetória artística, e, sobretudo pela qualidade de suas pinturas, Patrícia Di Loreto foi convidada pelo curador Edson Machado a expor suas obras em São Joaquim e produzir 15 novas pinturas especialmente para a Galeria de Arte da Villa Francioni com o título de Exit. “Todas as pinturas desta séria da Di Loreto são em grandes dimensões, produzidas com tintas acrílica e óleo sobre tela, e representam o misterioso universo de nossa sociedade, ao mesmo tempo corporativa e grupal e, por outro lado, solitária, reflexiva e teatral", explica o curador.


METAMORFOSE
 Para Patrícia Di Loreto, expor numa vinícola é um desafio gratificante para todo artista, por isso fez questão de criar obras com especial colorido refletido nos quadros, formando atmosfera de riqueza pictórica. Já o crítico de arte e professor argentino Eduardo Stupia afirma que "Patrícia combina seus procedimentos com notável dinamismo e forte noção dramática".
A exposição – segundo a própria artista - apresenta uma coleção do “antes” e do “depois”, pois permite que o público conheça obras que a acompanham desde Argentina até a chegada ao Brasil, tanto na condição de visitante como moradora.
- É como uma metamorfose. São novos trabalhos que nasceram neste momento de interface, observa.
A presidente do Conselho Administrativo da Villa Francioni, empresária Daniela Freitas juntamente com a diretoria da vinícola e o curador da Galeria, Edson Machado, consideram essa exposição um marco histórico para o município de São Joaquim e toda Região Serrana, pelo caráter internacional da pintora. "É oportunidade única da população serrana e turistas que nos visitam nesta época de apreciarem as pinturas figurativas e de forte expressão artística presentes na obra da argentina Patrícia Di Loreto", conclui Daniela Freitas.

A exposição “Exit” será inaugura às 14h do próximo sábado (30/11) e encerra o ciclo de exposições deste ano na Galeria de Arte Villa Francioni, na Rod SC 114 Km 300 em São Joaquim/SC.  Permanecerá aberta ao público até 9 de Fevereiro. A abertura contará com explanações da artista e do curador acerca das obras expostas. Entrada gratuita, e algumas obras poderão ser comercializadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"