AUTOR PARANAENSE LANÇA DOIS LIVROS DIA 12 DE JULHO


 O parananese Elias Féder está lançando um novo livro e a terceira edição, revisada, de outro.

O livro “200.000 Alqueires por uma caixa de fósforos” (R$ 40,00) tem, agora, sua terceira edição e conta a história, vivenciada pelo autor, da colonização do Sudoeste do Paraná.

Féder narra a história de Mário Fontana, um gaúcho, que comprou uma área em que hoje cabem os municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Vitória e Porto Alegre e iniciou a colonização do Sudoeste paranaense onde hoje existem mais de quarenta municípios. Nessa área aconteceu um dos fatos históricos mais relevantes do Paraná: a Revolta dos Colonos, em outubro de 1957, que envolveu a CITLA (Clevelândia Industrial e Territorial Ltda), empresa colonizadora de Mário Fontana, colonos, jagunços, posseiros e grileiros. A cidade de Francisco Beltrão, por exemplo, chegou a ser invadida por quase seis mil pessoas.

Elias Féder, que chegou à região em 1958, viveu ao lado do pioneiro Mário Fontana, seu sogro, e coloca no livro a sua versão da história, mostrando, inclusive, o cotidiano numa terra que, sem água encanada e luz, tinha que ser “rasgada” e onde o que valia, e muito, era o ouro “marrom”, os centímetros cúbicos de toras de cada árvore derrubada.

            Já a obra “Pronto, falei!” (R$ 20,00) relata experiências de vida do autor, de 84 anos. Da sua infância em Campo Largo, filho de imigrante sírio com filha de imigrantes italianos, suas viagens pelo mundo, sua opinião sobre o desmonte do IPE (Instituto de Previdência do Estado) onde trabalhou por anos e, até, sobre política, no capítulo “Da ditadura relativa à democracia relativa ou sindicalista”.

            Sessão de autógrafos será nesta terça-feira, dia 12 de Julho, nas Livrarias Curitiba do Shopping Mueller a partir das 17h.


As duas obras estão nas Livrarias Curitiba e podem ser adquiridas pelo site www.livrariascuritiba.com.br.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS