TODAS AS CORES:29 ARTISTAS PARA A CAUSA INDÍGENA!

Todas as Cores: 29 artistas para a Causa Indígena!
Acontece no sábado (23) no restaurante Mezanino das Artes a exposição artística em prol da escola da aldeia Tupã Nhe’e Kretã

No próximo sábado, dia 23 de Julho, o Restaurante Mezanino das Artes abre a exposição TODAS AS CORES, que reúne 29 artistas locais e de outras regiões do Brasil em uma ação conjunta: serão obras criadas com exclusividade para o evento, com o tema indígena remetendo as etnias kaingang e guarani.

A curadoria e organização do evento é dos artistas Rodney Rauth, Nani Silveira e Birgitte Tümmler,  e contam com a parceria da ONG Uirapuru, do CEFAK (Centro Etnobiodiverso de Formação Ângelo Kretã), da Xondaro Arte Indígena, e do Restaurante Mezanino das Artes que abre suas portas para a mostra que tem dois objetivos principais: enraizar a importância da Cultura Indígena em nossa sociedade, resgatando seus valores e sensibilizando o público através das artes e, levantar fundos diretos para a estrutura da Escola Fundamental da Aldeia Tupã Nhe’e Kretã.

A Aldeia é um novo projeto de assentamento de iniciativa dos próprios indígenas situado na divisa dos municípios de Morretes e São José dos Pinhais, unindo kaingangs e guaranis, dois dos grandes povos originários do Paraná, cada qual com sua língua e suas características. Juntos intencionam transformar o local em referência de cultura indígena, com projetos de sustentabilidade e ecologia, agricultura orgânica, resgate de diversos aspectos da cultura original, local de treinamentos para índios e não-índios e vivências. Dentro da aldeia, a escola fundamental que atenderá as crianças indígenas e não-indígenas do entorno há poucos meses foi aprovada em diário oficial e será uma escola trilíngue: com aulas em português, kaingang e guarani.

As obras, especialmente criadas para o evento, serão doadas integralmente por cada artista; a venda terá um preço único de 190,00 cada e seu valor 100% revertido para compra de materiais e equipamentos necessários a escola.

Segundo o propietário do Mezanino, Ian Rapoport, "É uma honra acolher os artistas que estão lutando pela valorização da cultura indígena aqui no Paraná", afirma. 
O Restaurante Mezanino das Artes, recebe em vernissage, das 19h30 às 21h30, especialmente para os artistas e o Líder Kaingang Kretã que fará uma palestra aberta para conversas, no dia de lançamento da exposição.
Ao longo do período da exposição, a mostra conta com diferentes programações em diferentes datas, palestras de antropólogos, rodas de conversa, apresentações de dança, música e cantos das duas etnias: kaingang e guarani;
O rico artesanato indígena também estará sendo exposto e poderá ser adquirido. 

PROGRAMAÇÃO: Exposição Todas As Cores – 29 artistas para a Cultura Indígena
ABERTURA: 23/07/2016, com Vernissage das 19h30 às s 21h30
Palestra com roda de conversa com o Líder Kaingang Kretã.
A exposição permanece em cartaz até dia 25/08/2016
LOCAL: Restaurante Mezanino das Artes
Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 805 Centro – Curitiba – PR
Segunda a sexta - das 11h30 às 23h | Sábado – das 12h  às 23h
INFORMAÇÕES: (41) 9907-8607| (41) 9996-0370| facebook: Exposição TODAS AS CORES


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS