JORNALISTAS ACOMPANHAM FIM DO MUNDO AO VIVO EM ESPETÁCULO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

Escrito com toques cômicos pelo norte-americano Will Eno, Tragédia: uma tragédia faz metáfora do desconhecido

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o espetáculo Tragédia: uma tragédia, de 21 a 24 de Julho. Com dramaturgia do conceituado norte-americano Will Eno, a montagem mostra a equipe de um telejornal durante a cobertura do fim do mundo – apresentado como metáfora do desconhecido.

Após uma tarde em que o Sol se pôs, aparentemente, para sempre, a produção de um jornal de TV envia repórteres às ruas de uma cidade para esclarecer o suposto fato apocalíptico. No meio da noite que parece ser eterna, os jornalistas veem seus medos e temores falarem mais alto do que o dever de explicar aquilo que para eles parece ser incompreensível.

O trabalho é comandado pelo âncora Frank, diretamente do estúdio. Os repórteres estão espalhados pela cidade e fazem transmissões ao vivo. Enquanto a personagem Susana Constance busca testemunhas para falar sobre o que está acontecendo, Michel fica responsável por ouvir as declarações oficiais das autoridades. Fica no ar a dúvida, entretanto, se realmente é o apocalipse ou apenas mais uma noite normal.

O espetáculo começa como uma sátira à mídia jornalística e ao longo do texto se transforma em uma exploração minuciosa sobre como testemunhamos a catástrofe e o que nos faz seguir vivendo em meio à tragédia, no escuro. Will Eno explora os limites da linguagem e da comunicação como mediadoras de nossas experiências.

A diretora Carolina Mendonça optou por materializar uma atmosfera de ficção científica em algum lugar entre passado e futuro. “Busquei concretizar a escuridão e a fragilidade que isso provoca nos personagens. Também é muito forte o embate dos repórteres, que precisam falar sobre o desconhecido”, explica.

A montagem estreou em outubro de 2014, em São Paulo, e agora faz temporada por capitais brasileiras, com elenco formado por Amanda Lyra, Carolina Bianchi, Rodrigo Bolzan, Rodrigo Andreolli e Zemannuel Piñero.


Serviço: Teatro: Tragédia: um tragédia
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba | PR
Data: 21 a 24 de Julho de 2016
Hora: quinta-feira a sábado, às 20h. Domingo, às 19h
Ingressos: vendas a partir de 16 de Julho (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).

Fotografias de: Cris Lyra.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS