GRUPO GAÚCHO PROMOVE OFICINAS GRATUITAS PARA ATORES

A ação faz parte do Projeto 2 x Erico, que em Agosto apresenta em Curitiba também os espetáculos “O Sobrado” e “Incidente em Antares”

O Grupo Cerco de Porto Alegre/RS está com inscrições abertas para as duas oficinas gratuitas que a diretora Inês Marocco ministrará em Curitiba, em Agosto. “O Jogo de Máscara” e “Estilo Teatral de História em Quadrinhos” são destinadas a atores e estudantes de teatro e fazem parte do projeto “2 x Erico”, que conta também com a apresentação dos espetáculos O Sobrado e Incidente em Antares, ambos adaptações de romances de Erico Verissimo. O projeto conquistou o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014 e, depois de passar por Santa Catarina e Paranaguá, encerra a temporada no Teatro Regina Vogue.

Em “O jogo de máscara” são trabalhados alguns dos princípios do jogo teatral com máscara, como ponto fixo, focos de atenção, concentração, neutralidade dramática, economia e precisão de movimentos além do estado de calma e do prazer do jogo estimulados pela imaginação e fantasia.  O jogo de máscara amplia e simplifica o jogo do ator ao mesmo tempo em que desenvolve e aprofunda o sentido dos seres e das coisas. Sob a máscara, os gestos aumentam ou diminuem, as expressões faciais que tem tanta importância no jogo psicológico são substituídas pela expressão do corpo na sua totalidade que adquire uma grande importância na cena.

A História em Quadrinhos no teatro é uma linguagem muito próxima do cinema, restituindo pelo gesto a dinâmica contida no interior das imagens. Nesta oficina são explorados os gestos camuflados, as emoções, os estados profundos das personagens exprimindo numa outra lógica, sem representar os sentimentos do personagem, expressando-os coletivamente através de imagens. Este estilo teatral pode evocar todas as técnicas do cinema: os primeiros planos, os planos gerais, os planos distantes, as ilusões, os flash backs, zooms, simultaneidade de imagens, montagem Nesta oficina prática são trabalhados esses princípios transpostos para a linguagem cênica através da técnica da improvisação de contos previamente escolhidos.

O Grupo Cerco, fundado em 2008, é composto por 15 artistas, ex-alunos do curso de teatro do Departamento de Arte Dramática da UFRGS, e tem a direção artística da Professora. Dra. Inês Marocco. Atuante na cidade de Porto Alegre é um dos principais grupos da cena teatral gaúcha e tem no processo colaborativo e na pesquisa de linguagem suas principais marcas. Em sua trajetória realizou diversas turnês e temporadas com seus espetáculos: O Sobrado (2008), Incidente em Antares (2012) e Puli-Pulá (2015). Todas as montagens conquistaram importantes prêmios, além de participações em diversos projetos e festivais do Brasil. Recentemente, o grupo realizou sua primeira turnê internacional, apresentando o espetáculo O Sobrado e Puli-Pulá na Europa, em dois festivais acadêmicos em Portugal.

Serviço: Oficinas gratuitas. Público-alvo: atores e estudantes de teatro. 30 vagas.
Jogo de Máscaras: 01/08, das 14 às 18h.
Estilo Teatral de História em Quadrinho: 02/08, das 14 às 18h:
Ministrante: Inês Marocco
Onde: Casa Hoffmann - Rua Dr. Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem - Curitiba
Quanto: entrada franca
Inscrições: (41) 9800.5182 / pridemorais@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS