ARTESÃS DE NOVA ESPERANÇA PRODUZEM CACHECÓIS PARA COPA DE 2014

Elas começaram a produzir cachecóis que serão vendidos nas 12 cidades sedes da Copa do Mundo de 2014.
 
A cooperativa foi contemplada no projeto Talentos do Brasil Rural, promovido pelo Sebrae. Foram 99 entidades escolhidas em todo o País, que confeccionarão alimentos e artesanatos para serem vendidos em lojas de souvenires credenciadas pelo Sebrae nas cidades onde ocorrerão os jogos.
Os cachecóis produzidos em Nova Esperança são feitos com fios de seda tingidos com corante natural. Direcionados aos turistas que vêm de países com clima frio, o cachecol tem formato circular e fios com aspecto de pluma, que garantem alta capacidade de aquecimento.
Todo o processo de confecção prima pela sustentabilidade. 
Com apoio do Instituto Vale da Seda, sobras de teares da Tecelagem Werner (maior produtora de tecidos de seda do Brasil) são trazidos para a empresa O Casulo Feliz, em Maringá, onde é feita a produção e beneficiamento do fio.
Após o tratamento, o fio é levado à casa de uma das cooperadas, que organiza o trabalho das artesãs. “Todas são moradoras da zona rural de Nova Esperança”, conta o presidente do Instituto Vale da Seda, João Berdu Garcia Júnior.
Todos os envolvidos no processo são remunerados. As artesãs, no entanto, serão as mais beneficiadas. “Elas receberão R$ 20 por cachecol. A intenção é que elas produzam dois por dia até março de 2014”, explica Berdu.
Segundo Berdu, o objetivo maior é incentivar práticas sustentáveis e economicamente viáveis. “As artesãs receberão uma renda digna, e o trabalho todo, desde a reciclagem da sobra de tecidos, até o tingimento natural, tem por objetivo o respeito ao meio ambiente”.
Foto de: Walter Fernandes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"