CONVERSARTE TERÁ TERCEIRO ENCONTRO A 10 DE SETEMBRO

Leandro Erlich e Alexandre Orion vem à Curitiba para o terceiro encontro do Conversarte

Depois de Bob Wolfenson e Walter Firmo, os artistas de reconhecimento internacional sobem ao palco para debate inédito sobre o despertar de novos olhares na arte, troca de experiências e inspirações sobre a promoção, formação e o fomento da cultura no país

 No dia 10 de Setembro, com a temática “Percepção e perspectiva: A ressignificação do olhar”, os renomados artistas visuais Leandro Erlich e Alexandre Orion, sobem ao palco do Teatro Bom Jesus, para o terceiro dos cinco encontros do  #Conversarte, realizado pela Montenegro Produções Culturais, com o apoio da Gazeta do Povo e do Hospital Pequeno Príncipe, por meio do Ministério da Cultura e incentivo da Lei Rouanet.

Na pauta do debate, assuntos como: o despertar de novos olhares no cotidiano saturado, a desconstrução da memória coletiva, a transmutação de materiais e espaços em conceito artístico, o público como elemento das obras e mais ideias sobre os pontos de vista que multiplicam as possibilidades do real. O encontro trata ainda de questões como: formação de público próprio, nichos eruditos x popularização da arte, uso de materiais/cenários do cotidiano, a ressignificação de materiais e espaços, construção e distorção da realidade, permanência e perecibilidade das obras, panorama da arte sulamericana, linguagem da crítica de arte e segmentação do público e o despertar de novas percepções.

Além do encontro, no mesmo dia acontece a pré-estreia da exposição:  “Caleidoscopia” da curitibana Nicole Gulin e curadoria de Hugo Umberto.  A artista plástica trabalha com elementos gráficos e demonstra grande força nos desenhos, inseridos na composição da obra pela técnica da assemblage – que reúne desenho, pintura e colagem. A distorção da realidade baseada de quem a vê, de quem a ouve, de quem a sente ou quem assiste, é constante. Nesse sentido a costura feita pela artista em que interações físicas, visuais ou efeitos óticos se confundem com o ambiente imaginário presente na mente de cada espectador. As obras de Nicole Gulin têm em seus traços, rápidos e gestuais, a simplificação da forma sem perder a essência. A exposição permanece no foyer do teatro até 28 de Setembro.

E para completar a programação, no período de 15 de Setembro a 6 de Outubro, o Hospital Pequeno Príncipe receberá oficinas de produção artística dentro das temáticas: grafite, ilustração, quadrinhos, cinema, fotografia e design, ministradas por especialistas locais e exclusivas as crianças em tratamento. “O Conversarte surge como uma iniciativa de convergência do fazer, do pensar e do construir a arte. A amplitude que o projeto ganha com ações de incentivo realizadas no Hospital Pequeno Príncipe faz com que esse desejo seja cumprido˜, explica Carolina Montenegro, diretora da Montenegro Produções Culturais.

Com o objetivo de criar um olhar crítico e sensível, além do desenvolvimento do gosto pela arte, explorando as possibilidades de expressão e interpretação da diversidade cultural, o evento é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, educadores, artistas e entusiastas, e tem por objetivo incentivar, apresentar e divulgar a produção contemporânea de artes visuais em suas diversas expressões, fortalecendo o setor, a economia e o desenvolvimento da cultura.

E com a proposta de incentivar a convergência das manifestações artísticas de diferentes frentes, depois de Leandro Erlich e Alexandre Orion, os próximos convidados do Conversarte em outubro, são os cineastas Fernando Meirelles e Marcos Magalhães que falam sobre "Produção Audiovisual Contemporânea: Linguagens, Formatos e Indústria Cultura" e a exposição de Rafael Urban intitulada "Na Presença". 

Saiba mais sobre os participantes do terceiro encontro do #Conversarte:

Nicole Gulin - Começou a trabalhar com artes plásticas em 2005, quando produziu os trabalhos que integram a Série Autodidata. Após cinco anos, fundamenta-se em conhecimentos formais e em suas produções está impressa a influência de ter migrado da engenharia civil para a arte. Nicole trabalha com elementos gráficos e demonstra grande força nos desenhos, inseridos na composição da obra pela técnica da assemblage – que reúne desenho, pintura e colagem. Utiliza linguagem contemporânea, em um desenho breve, no qual salienta o material e busca  mais a expressão do que a forma. A partir de fotografias de familiares e amigos, trabalha a simplificação das imagens nos traços

Leandro Erlich - Artista argentino de grande renome internacional. É conhecido por suas instalações interativas e realiza um trabalho que a presença do público é essencial. Sua temática gira em torno da desconstrução da realidade.

Alexandre Orion - Artista multimídia, sua atividade artística tem influência da cultura urbana e do universo do grafite. É um dos precursores do estilo conhecido como “reverse graffiti”, trabalha explorando partes ocultas das cidades, interagindo com os passantes, e tornando parte de sua obra artística.


Confira programação dos próximos encontros: 
15/10/2015 – Quinta Feira – Marcos Magalhães e Fernando Meirelles
                          Exposição: Rafael Urban
  
27/11/2015 – Sexta Feira – Ronaldo Fraga e os Gêmeos
                       Exposição: Thiago Syen

Serviço: III Encontro de Arte – Conversarte
Datas: 10/09 - 15/10 - 27/11
Informações: (41) 30571069
Local: Teatro Bom Jesus - Rua 24 de Maio, 135 - Centro, Curitiba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"