GEORGIANA VIDAL MOSTRA GRAVURAS DIGITAIS REAVIVANDO ARTE DE VIVIAN VIDAL

A artista paranaense revisita gravuras de sua mãe, usando tecnologia para eternizar fragmentos da obra irretocável de Vivian Vidal em azulejos decorativos

Dizem que os filhos são upgrades dos pais. Em alguma medida, essa frase aplica-se à artista paranaense Georgiana Vidal, que mostra um olhar sobre a obra da sua mãe, a artista plástica paranaense Vivian Vidal (em memória), em arte contemporânea. Assim como já fez Duchamp com a Monalisa de Leonardo da Vinci, Georgiana usou softwares de edição de imagem para dar outra leitura para a obra de Vivian. Essa ousadia de filha será mostrada na exposição “VIVIAN VIDAL sob os olhos de GEORGIANA (filha)”, que se realiza de 9 a 3 de Maio, no Camargo Espaço de Arte, em Curitiba. 
Fotografei obras de acervo de minha mãe e conferi novos olhares para ela. Obras que eram muito pequenas, ficaram maiores, com outras cores, fundos, contrastes. O resultado é uma obra diferente, original”, conta Georgiana. O resultado das gravuras digitais foi impresso em azulejos, que podem facilmente tornar-se objetos decorativos. Além dos azulejos, a exposição ainda conta com a exposição de duas obras originais de Vivian Vidal, do acervo da família, 24 gravuras digitais impressas de Vivian Vidal e 15 obras inéditas de Georgiana Vidal, com a temática “olhos”.

Ao trabalhar com as obras da minha mãe sinto-me mais perto dela e sigo criando e recriando arte”, diz Georgiana, que alterou saturação de cores, brilho, contraste, tendo opção de conferir efeitos negativos, óleo e sépia às imagens. Esta é a 3ª edição da Coleção de Azulejos, que iniciaram em 2016.

Depois do falecimento de Vivian Vidal, em 2015, Georgiana começou a catalogar as obras de sua mãe, intercalando em sua produção artística as interferências nas imagens digitais que Vivian pintou e desenhou ao longo de sua brilhante carreira. “Comecei a explorar as imagens das pinturas, gravuras e desenhos de minha mãe para eternizá-la no azulejo. Gostei muito do resultado! Isso preenche um pouco a sua ausência”, comenta Georgiana.

Vivian e Georgiana formaram-se no mesmo curso superior, o Bacharelado em Pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Muito amigas e parceiras, sempre dividiram ideias, opiniões, técnicas, entre outras coisas que compõem o universo das artes, em especial, a linguagem visual da pintura.

SOBRE VIVIAN VIDAL - Vivian Vidal recebeu várias premiações em Pintura e Desenho, destacando-se a Menção Honrosa no Salão Nacional de Belas Artes do MEC-RJ, além de outros. Fez diversas individuais, sendo uma na Espanha. Participou de inúmeras coletivas. Foi agraciada com o Diploma de Louvor pela Câmara Municipal de Curitiba. É verbete do Dicionário Júlio Louzada e do Anuário Latino Americano de Artes Plásticas.

SOBRE GEORGIANA VIDAL - Georgiana é especialista em Desenho, Psicopedagogia, e História da Arte. Iniciou seus estudos com a pintura, mas com o passar do tempo resolveu conhecer outras técnicas onde pudesse alcançar planos variados, para obter dimensões diferentes. Em meio a suas muitas premiações, vale ressaltar o Prêmio Governo do Estado do Paraná, durante a 7ª Mostra João Turin, (2010). Participou ainda do Salão Graciosa de Artes Plásticas, Salão de Artes do Cefet-PR e foi convidada a participar da Bienal de Santos de Artes Visuais, entre outros.

SERVIÇO: Artes visuais: “VIVIAN VIDAL sob os olhos de GEORGIANA (filha)”
Local: Camargo Espaço de Arte – Rua Itupava, 644 Alto da XV - Curitiba - PR
Data: De 9/05 a 30/05
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 13h.
Entrada franca com estacionamento no local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"