SEMANA MARES LIMPOS SERÁ ENCERRADA COM MUTIRÃO GIGANTE DE LIMPEZA EM PRAIA DO PR
Parceiros do Mar coordena ação da ONU Meio Ambiente em conjunto a marca Davines e entidades para retirar resíduos plásticos da praia | |
Dezenas de voluntários irão se reunir na Praia de Ipanema, em Pontal do Paraná, neste sábado (21), a partir das 9h, para realizar o maior mutirão de limpeza do ano, no litoral. A ação coordenada pela Parceiros do Mar em conjunto com a marca Davines, no Estado, irá marcar o fim da #SemanaMaresLimpos e (#SML2019 #CleanSeas) - 14 a 21 de setembro - promovida pela A ONU Meio Ambiente. Segundo a organização serão cerca 300 grupos, organizações e coletivos promovendo a limpeza em praias, rios, córregos e parques em 22 estados do Brasil. Sábado também é o Dia Mundial de Limpeza de Praias (#CleanupDay), celebrado internacionalmente.
As atividades de coletas de resíduos das praias do Paraná são promovidas regularmente no litoral pela Parceiros do Mar, desde 2012. Este ano, a marca italiana Davines de produtos ecossustentáveis para cabelos se uniu a entidade social no trabalho. Em comum, para ambas, está a preocupação ambiental com resíduos que quando despejados ao mar, causam danos à natureza e colocam em risco a população e banhistas.
"Participar de ações como essa é também uma forma que a Davines encontrou de criar a 'beleza'. Queremos incentivar as pessoas a cuidar de si mesmas, do ambiente, daquilo que amam. Entendemos que sustentabilidade tem a ver com a responsabilidade que sentimos por nós e por tudo que está a nossa volta, pelo mundo em que vivemos e trabalhamos", destaca a gestora de marketing da Davines, Luciana Medeiros.
O mutirão também contará com o apoio da Associação Mar Brasil, Route Brasil, Flores do Mar Paraná, Prefeitura de Pontal do Paraná e Sanepar. "Este será um dos maiores mutirões que já promovemos. Além da limpeza em si, queremos sensibilizar as pessoas para gerar uma mudança de hábito nas formas de produzir, consumir e descartar o plástico e evitar que chegue aos oceanos", afirma a gestora de comunicação Parceiros do Mar, Rafaella Silva.
A campanha global da ONU Meio Ambiente #MaresLimpos (#CleanSeas) chegou ao Brasil em setembro de 2017 com objetivo de reduzir os impactos dos plásticos descartados nos oceanos. A ação atua mobilizando governos, empresas e sociedade civil.
Serviço: Mutirão Mares Limpos no Litoral do Paraná
Data: 21 de setembro (Sábado)
Local: Praia de Ipanema, Pontal do Paraná, no final do calçadão da rua principal.
Horário: a partir das 9h
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
Plástico no Mar
Por semana, cada brasileiro produz 1 kg de lixo plástico. O Brasil está em 4º lugar no ranking mundial de produção de lixo plástico do mundo. Esses dados fazem parte de um estudo do WWF (Fundo Mundial para a Natureza) divulgados este ano. A informação mais assustadora é que o índice de reciclagem por aqui é de apenas 1,2%. Na produção deste tipo de resíduos ficamos atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia e na reciclagem muito distante de um local satisfatório. Não se tem dados exatos, mas é possível imaginar a quantidade de plástico que vai parar nos mares em função dos 8,5 Mil km de costa brasileira. Ainda segundo o estudo mesmo estudo, em todo mundo, o volume de plástico que vaza para os oceanos todos os anos é de aproximadamente 10 milhões de toneladas, o que equivale a 23 mil aviões Boeing 747 pousando nos mares e oceanos todos os anos – são mais de 60 por dia. Nesse ritmo, até 2030, encontraremos o equivalente a 26 mil garrafas de plástico no mar a cada km2, revela a WWF. www.wwf.org.br/?70222/Brasil-e-o-4-pais-do-mundo-que-mais-gera-lixo-plastico
Sobre a Parceiros do Mar
Parceiros do Mar é uma entidade social que também atende pelo nome de Instituto Renata Turra Grechinski. Sem fins lucrativos, foi criada em 2012, após o falecimento da surfista Renata Turra Grechinski. Ela teve o leash de sua prancha enroscado em um artefato de pesca clandestina enquanto surfava. Este foi o fato motivador para que sua família unisse esforços e passassem a lutar pela delimitação de espaços de pesca e lazer, proteção dos ambientes marinhos e segurança dos frequentadores das regiões litorâneas. A iniciativa já deu origem a dois projetos de lei, um Estadual - PL Lei 214/2012 – reapresentado em 2015 pelo PL 86/2015 - e um Federal - PL 4.116/2012- ambos com o mesmo intuito. Atualmente, a organização promove ações de limpeza das praias, comparece a eventos e conta com projetos socioambientais com a população litorânea. Para saber mais sobre os Parceiros do Mar acesse parceirosdomar.org
Sobre a Davines
A Parceiros do Mar foi beneficiada pela Semana da Beleza Sustentável promovida pela Davines, em agosto deste ano. Em parceria com salões de todo Brasil, parte do valor de serviços prestados por profissionais, com produtos da marca italiana, foram destinados para as ações promovidas pela entidade social que tem foco da preservação do meio ambiente.
Beleza e Sustentabilidade é o conceito que inspira todos os projetos da Davines, desde a formulação do produto e design, até a ética da empresa e educação nos salões de beleza por todo o mundo. Surgiu no início da década de 80, como um laboratório da família Bollati em Parma, na Itália. Na primeira década, realizou pesquisas e produziu tratamentos de alta qualidade direcionados a cabelo e pele para as marcas de cosméticos mais famosas no mundo. Em 1993, o grupo lança a Davines com produtos de beleza exclusivos para salões e direcionados para terapias no modelo de spa. Em 2004, começa sua expansão, chegando ao Brasil em 2012. Em 2016, é uma das 40 primeiras empresas da Itália a conquistar o selo B-Corp. A certificação é concedida a marcas que buscam ser melhores para o mundo, fornecendo soluções para questões ambientais e sociais. Empresas que maximizam seu impacto positivo, respeitando padrões mais elevados de desempenho, transparência e responsabilidade. No Brasil, os produtos Davines podem ser encontrados em salões de beleza de todo país. Para saber mais sobre a marca acesse davines.com.
| |
Comentários