"UM POR TODOS E TODOS POR UM - ÉTICA E CIDADANIA" NO SESC SJP

Mostra reúne trabalhos de alunos da rede pública de ensino que refletem olhares sobre a ética e cidadania. 
A abertura foi na passada sexta-feira, às 14h no Sesc São José dos Pinhais que realiza a  exposição “Um por todos e todos por um – pela ética e cidadania”, a mesma reúne trabalhos que refletem os olhares de crianças de 5 a 12 anos sobre temáticas em voga nos tempos atuais: a ética e a cidadania.  A mostra é resultado do projeto de nome homônimo feito pela Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com o Instituto Cultural Maurício de Sousa, com diálogos sobre os temas retratados em gibis. O projeto disponibilizou 1.200 exemplares dessa publicação que foram repassados para a leitura de alunos atendidos pelo Projeto Futuro Integral do Sesc PR, que atende crianças e adolescentes oriundos de escolas públicas em contraturno escolar.
A analista de Compliance do Sesc PR, Vanesa Regina Ogliari, explica que o objetivo do projeto foi aliar a proposta das ações sociais e educativas promovidas pelo Sesc PR, por meio da unidade do Sesc São José dos Pinhais, com o material produzido pelo CGU e o Instituto Cultural Maurício de Sousa, para o desenvolvimento da comunidade por meio da conscientização e práticas pedagógicas. “Assim buscamos desenvolver nesse público noções de ética e cidadania fundamentais para a edificação do conceito de respeito e construção de atitudes que visam melhorar a convivência em sociedade”, enfatizou.
O projeto no Sesc PR - O projeto foi idealizado pelo Programa de Compliance do Sesc PR e aplicado pelos orientadores da unidade do Sesc de São José dos Pinhais, que atuam em quatro instituições de ensino atendidas pelo Futuro Integral no município. As escolas municipais Aníbal Ribeiro Leal e Irmã Dulce; as estaduais Afonso Pena e Juscelino Kubitschek, além do Centro Educacional João Paulo II e Instituto João Ferraz de Campos foram beneficiadas pela iniciativa.
Aproximadamente 350 alunos de 5 a 12 anos participaram da ação. Após a leitura dos gibis, cada aluno escolheu uma forma de retratar o conteúdo por meio de desenhos, frases, materiais fotográficos, entre outras linguagens artísticas. “Nossa intenção foi que tudo o que fosse construído pelas crianças pudesse demonstrar a aplicabilidade no cotidiano daquilo que foi analisado no gibi, ou seja, que eles pudessem evidenciar em cada atividade o emprego dos conceitos abstraídos do projeto de leitura”, pontua a analista de Compliance do Sesc PR.
Além da exposição no Sesc São José dos Pinhais outras duas foram realizadas paralelamente em escolas participantes do projeto.
Autoridades presentes - Algumas autoridades e parceiros da iniciativa participaram da abertura da exposição, entre elas o Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e Vice-governador do Paraná, Darci Piana; o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos;  o Prefeito de São José Pinhais, Toninho Fenelon; o Secretário de Educação do município, Imar Augusto, além de diretores , equipe pedagógica e alunos das escolas e institutos que participaram do projeto.
Serviço: Abertura da exposição “Um por todos e todos por um – pela ética e cidadania”
Local: Sesc São José dos Pinhais (Av. Rocha Pombo, 2864)
Horário: 14h
Mais informações: (41) 3586-5250.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS