ARTE E GELATO CELEBRAM O RETORNO DOS GUARÁS A GUARATUBA

Gelarteria de Guaratuba abre exposição com 6 renomados artistas e fotógrafos em homenagem a especie de ave Guará
 A exposição abre no próximo sábado, dia 11 de Janeiro às 20 horas, a exposição coletiva “A Volta dos Guarás” com obras das artistas visuais conservacionistas Kitty Harvill, Birgitte Tümmler e Sandra Kuniwake, e fotografias dos renomados Zig Koch, Hudson Garcia e Edgar Fernandez, na Gelarteria da cidade de Guaratuba.
O Guará, também conhecido por Íbis Escarlate, Garça-vermelha ou de seu nome científico Eudocimus ruber, é uma ave de cor vermelho flamejante que ocorria em grande quantidade no litoral paranaense. A origem de seu nome é indígena e cidades foram batizadas contendo essa raiz, tais como Guaratuba (muito guará) e Guaraqueçaba (ninho de guará). 
A espécie se alimenta fundamentalmente de um pequeno crustáceo que proporciona a cor de suas penas e é encontrado nos baixos e nos bancos de sedimentos dos manguezais e estuários.
Desaparecidos da nossa região desde a década de 70 ressurgiram há cerca de dez anos compondo populações hoje estimadas em 4200 pássaros que embelezam as baías paranaenses em seus vôos e aglomerações em bandos. 
As três artistas conservacionistas trazem obras especialmente criadas para esta exposição: Birgitte Tümmler na caneta esferográfica, Kitty Harvill em acrílica e Sandra Kuniwake em kirigami e aquarela. 
Os três fotógrafos da natureza trazem seus magníficos registros da espécie em varias situações: em vôo, em bandos, se alimentando, nos ninhos, filhotes, adultos e jovens.
A Gelarteria, como o próprio nome diz, foi idealizada para trazer arte e cultura aliadas ao delicioso gelato original da Itália. Além de sabores tradicionais, a idealizadora Gisele Sessegolo, traz criações próprias e uma delas é o Gelato Guará. Servido em copo com arte especialmente desenvolvida para o tema pela artista Birgitte Tümmler, é uma homenagem que a casa faz nesta temporada de 2020, à ave que dá o nome a cidade.
Edgar Fernandez.  
Na ocasião, o Instituto Guaju, entidade local responsável pelo monitoramento da ave na região, estará presente e apresentará o livro recém-lançado “Guará: é preciso conhecê-lo para preservá-lo” de autoria dos pesquisadores Edgar Fernandez, Fabiano Cecilio da Silva e Marcos Wasilewski. Vale lembrar que todas as obras estarão à venda.  
Sobre as artistas
Kitty Harvill, americana radicada no Brasil é a fundadora do grupo ABUN – Artists & Biologists Unite for Nature, com mais de mil membros e lidera há anos projetos artísticos junto ao grupo em prol de espécies ameaçadas. A artista e ilustradora conservacionista premiada internacionalmente  atua em parceria a varias entidades como SPVS, AFC - Artists for Conservation, SAVE Brasil, entre outras. Seus trabalhos são executados em sua maioria, na técnica da acrílica e na aquarela.
Birgitte Tümmler , dinamarquesa radicada no Brasil, é artista e ilustradora da natureza, com vários projetos relacionados a cavernas, animais em risco de extinção e aves. Premiada em Portugal em 2019 no Festival Internacional de Imagem da Natureza. Sua técnica preferida é a caneta esferográfica. É membro co-administrador do grupo ABUN e curadora do Quintana Gastronomia.  
Sandra Kuniwake, artista e designer, neta de japoneses, desenvolveu a técnica do kirigami (arte em corte de papel), preparando quadros e móbiles com recortes precisos e minuciosos de papel com acabamento em pintura aquarela. A artista é membro do grupo ABUN (Artists & Biologists Unite for Nature) e também dos Urban Sketchers de Curitiba.
Sobre os fotógrafos
Zig Koch, é fotógrafo curitibano, especializado em imagens da natureza, flora e fauna do Brasil e do mundo. Conta com mais de 14 livros publicados e dezenas de premiações, uma delas como melhor fotógrafo de vida selvagem do ano pelo Museu de História Natural de Londres, em 2013. Ajudou a fundar a Associação de Fotógrafos de Natureza do Brasil, a Afnatura, e atua ao lado de organizações não governamentais, como a SOS Mata Atlântica, a Biodiversitas e a WWF (World Wildlife Fund).
Hudson Garcia, é paranaense, da cidade de Maringá, e há mais de 20 anos dedica-se à fotografia da natureza. Especialista em fotografia em movimento de pequenos seres - aves e insetos entre outros. Co-autor do livro “Parque Nacional do Iguaçu – Patrimônio Natural da Humanidade”, já teve suas fotos publicadas em livros e revistas dentro e fora do Brasil, tais como National Geographic, Young Explorer e Amateur Photographer. Premiado no Concurso Mundial de Fotografia da Sony World Photography Awards na Categoria Profissional em 2013.
Zig Koch. 
Edgar Fernandez, natural de Joinville, é membro do Instituto Guaju e responsável pelo projeto de monitoramento da Ave Guará na baia de Guaratuba. Formado em Filosofia e Administração de empresas. Atua como gerente Administrativo na Mar Sul Yacht Service e como professor no Colégio Estadual Prof. Joaquim da Silva Mafra. Possui como hobby a pratica do aquarismo e fotografia de aves. Autor do livro Guará: é preciso conhecê-lo para preservá-lo”.
Serviço: A Volta dos Guarás. Abertura no sábado, 11 de Janeiro, às 20 horas. Gelarteria – Gelato Café & Arte (Av. 29 de Abril, 805 – Centro – Guaratuba). Exposição em cartaz de 11 de Janeiro a 8 de Maio, de terças a quintas das 13:30 as 20:30, sextas das 13:30 as 23:30, aos sábados das 13:30 a 01:00 e aos domingos das 13:30 as 23:00.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"