NATURA E AVON FAZEM PROJEÇÕES PARA LANÇAR CAMPANHA
Projeções pelo Brasil para lançar campanha de enfrentamento à violência doméstica durante a quarentena
Movimento global
#IsoladasSimSozinhasNão, liderado no
País pelo Instituto Avon e endossado pela Avon, Natura e The Body Shop, busca
alertar
a população para a importância da vigília social e das redes de apoio
para mitigar os casos de violência doméstica durante o isolamento.
Instituto Avon, Avon,
Natura e The Body Shop uniram forças para projetar imagens com
mensagens de apoio em diversos pontos do Brasil para alertar sobre uma
epidemia silenciosa que se agrava à sombra da Covid-19: o aumento da
violência doméstica durante a quarentena.
Segundo
levantamento da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, durante a
primeira semana de isolamento no País, já houve um aumento de quase 9%
no número de atendimentos.
A ação, parte da campanha
#IsoladasSimSozinhasNão, movimento global das marcas do grupo Natura
& Co em prol das vítimas durante o período de isolamento, busca
criar uma rede de apoio entre vizinhos, amigos e familiares e dando-lhes
informações e ferramentas para que saibam como agir diante de um caso
de violência.
Ao
longo da última semana, as marcas, em parceria com coletivos
audiovisuais de todo o País, projetaram imagens com mensagens de apoio,
convidando vizinhas, amigas e
familiares a cuidarem da vida de mulheres que possam estar sofrendo
confinadas o dia todo com seus agressores dentro de seus lares, o lugar
mais letal para aquelas que estão em situação de violência. Em São
Paulo, com o apoio do Governo do Estado, as projeções
ocorreram em pontos turísticos, tais como a Pinacoteca, Museu da Língua
Brasileira e Casa das Rosas. As imagens foram também projetadas em
quatro locais de Recife (PE) e em diversas outras cidades do país como
Salvador (BA), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG),
João Pessoa (PB), Belém (PA), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória
(ES).
“Em
tempos de isolamento social, percebemos uma figura que antes passava
despercebida nessa causa: a vizinhança. Como passamos mais tempo em
casa, notamos mais as rotinas
e hábitos de nossos vizinhos. Mas por que não aproveitar essa chance e
estreitar laços que podem ir além de proximidade física e ajudar a
salvar a vida de mulheres que possam estar vulneráveis?”, explica
Danielle Bibas, vice-presidente de Marketing da Avon
Brasil.
Iniciativa
do Instituto Avon, ativada por Avon, Natura e The Body Shop, a campanha
#IsoladasSimSozinhasNão foi inicialmente lançada em 30 de Março, em
todos os países da América Latina
onde o grupo opera, dando luz à situação de mulheres que estão
vulneráveis em um contexto de pandemia global. No Brasil, o conceito e
ação das projeções foram desenvolvidos pela agência Wunderman Thompson.
“A
violência doméstica se alimenta do silêncio e da invisibilidade. Ela se
perpetua na indiferença, quando o autor acha que ninguém está
olhando. Por isto é fundamental
conscientizar e ativar a rede de apoio às vítimas, criando um círculo
de confiança formado por amigos, familiares e vizinhos. Estamos agindo
no sentido de dar visibilidade à esta questão premente, divulgar a rede
de acolhimento e serviços públicos e apoiar
as organizações de amparo às vítimas”, afirma Daniela Grelin, Diretora Executiva do Instituto Avon.
Sobre o Instituto Avon
Há
17 anos, o Instituto Avon se dedica a salvar vidas e é por isso que
sempre apoiou e desenvolveu ações que tenham em sua essência a premissa
de superar dois dos principais desafios à plena realização
da mulher: o câncer de mama e a violência contra mulheres e meninas.
Ano após ano, o trabalho do Instituto tem contado com parcerias
importantes e a colaboração e a dedicação de muitas pessoas e
organizações para fazer com que, a cada dia, mais pessoas recebam
informações sobre as causas e saibam como agir. Como braço de
investimento social da Avon, empresa privada que investiu mais de 170
milhões em ações sociais voltadas às mulheres no Brasil, o Instituto já
apoiou a realização de mais de 350 projetos e ações,
beneficiando 5,7 milhões de mulheres.
Violências contra as mulheres e meninas
No
enfrentamento das violências contra as mulheres e meninas, o Instituto
Avon atua há 12 anos e já destinou R$ 34 milhões para 193 projetos
voltados ao fortalecimento e integração da rede de proteção
à mulher em situação de violência. Além disso, já contribuiu com a
formação de mais de 4 mil agentes públicos (policiais, ouvidores,
juízes, e agentes de saúde), possibilitou que mais de 7 mil advogados e
terapeutas passassem a oferecer serviços gratuitos
à população por meio do Mapa do Acolhimento e 10 mil atendimentos
online pelo aplicativo Mete a Colher.
Para
cumprir com a missão de mobilização da sociedade, as iniciativas do
Instituto se dividem em quatro grandes pilares de atuação: Conhecimento,
Articulação, Apoio a Projetos e Engajamento e Impacto.
Mas o grande diferencial da organização sem fins lucrativos para a
concretização de seus projetos e ações é a capacidade de articulação de
diferentes stakeholders, como empresas públicas e privadas,
funcionários, ONGs, movimentos sociais, organismos internacionais
e órgãos públicos de todas as esferas. O Instituto conta, ainda, com a
força de vendas Avon, composta por mais de 1 milhão de Revendedoras, que
disseminam conhecimento sobre as causas e atuam como rastreadoras de
necessidades específicas de atendimento da
população em suas respectivas comunidades.
Essa capilaridade e abrangência permitem ao Instituto Avon estar presente em 100% dos municípios brasileiros.
Quer saber mais? Acesse nossa rede:
Facebook: InstitutoAvonOficial
Instagram: @InstitutoAvon
Youtube: Instituto Avon
Comentários