IDEIA MODA E PRÊMIO JOÃO TURIN NO PBC

Nesta noite de sábado, dia 30 de Junho é a noite de conhecer os Premiados do Prêmio João Turin e os integrantes do Idea Moda


A partir das 19h, é dedicada aos novos talentos da moda paranaense, reunindo os dez estilistas integrantes do Ideia Moda (amostra de novos designers). Um projeto que começou em 2011 e tem como objetivo dar visibilidade a profissionais que estão se destacando na moda paranaense através de um trabalho autoral, mas com suporte comercial.

A primeira participação é da Ab Couture lançada pelas irmãs Ana Carolina e Gabriela Abdulmassih, a Ab Couture tem como objetivo principal inspirar suas clientes. Tendo Gabriela Abdulmassih como estilista, a marca se diferencia pelos detalhes nas suas peças. No PBC apresenta a coleção WWW – World Wide Water’s, Primavera/Verão 2013. A estilista traduziu em suas criações o mundo das águas, sua biodiversidade e seus tesouros.

seguida é a vez de Danielly Narimato. A coleção intitulada Urbetat – Habitat Urbano tem como tema a relação homem-moradia e moradia-sociedade. Em tempos remotos, o homem abandonou o nomadismo e passou a fixar um local de moradia, como fator de sobrevivência para si mesmo e para sua família. E hoje em dia, como é a relação do homem com sua moradia? Como é a relação entre as moradias e a sociedade? No Verão 2012/2013, a grife busca retratar esses questionamentos e elementos do cotidiano urbano do homem contemporâneo.

Na sequência chega Fabiana Villatorre, que investe em detalhes, matéria prima, criatividade e design, trabalhando com modelos elegantes. Mistura de cores, estampas e texturas, são características da marca curitibana. Disposta a despertar o desejo, as peças são sensuais e acompanham o movimento do corpo com leveza e conforto. Inspirada na trajetória de caminhada da banda de ex-guerrilheiros “Tinariwen”, a grife Fabiana Villatorre apresenta no PBC traços da África como ponto principal da coleção Moda Praia Verão 2012/2013.

Em seguida Alexandre Linhares chega novamente para surpreender a todos, com a Heroína e apresenta uma coleção inspirada na "Camisa de Força". O estilista, saindo do convencional, interfere nos tecidos com pinturas, bordados e aplicações. Nos looks, tule de algodão com aplicações de tecidos, tingimentos e bordados.

Logo após é a vez da Hype, liderada por Karla Pereira, que mostrará peso e leveza. O universo dos opostos, onde o preto e o branco se complementam, serve de mote criativo para a nova coleção da marca. O uso de materiais delicados e sofisticados, como tule, organza, e paetês, com itens mais agressivos, como o couro e metais, além da própria silhueta, acentuam o conceito de paradoxo, com a utilização de peças com o corpo e ombros mais estruturados, em oposição à leveza e movimento das saias.

A Jambo Original Brasil com as estilistas Gutta e Caroll França, apresentarão a coleção Foli, inspirada na África. O termo significa ritmo para a exótica tribo Malinké; onde ritmo é muito mais que tocar ou dançar. Nas peças, a alegria do cotidiano, do movimento e da cultura são traduzidas por meio de cores, bordados manuais, e tingimentos diferenciados, este último sempre presente nos trabalhos da dupla. Com a pegada urbana da marca, as estilistas conferem uma nova roupagem ao linho e outros materiais. Destaque para o couro com desenhos feito a laser.

Outra atração da noite é a apresentação da estilista Juliana Moriya, com sua coleção inspirada na arquitetura de Oscar Niemeyer. Com o tema Masterpiece, a marca traz para a passarela o complexo arquitetônico do Museu de Arte Contemporânea (MAC), situado em Niterói, Rio de Janeiro. As peças se alternam entre a rigidez, que aparece no design e na cintura marcada, remetendo ao gigantesco prato de concreto, e a fluidez, apresentada por tecidos soltos e transparentes, trazendo à tona o movimento harmônico da arquitetura dentro da paisagem carioca.

Karina Taques chega como pano de fundo o livro do autor norte-americano Dee Brown, “Enterrem meu coração na curva do rio”. A partir do livro, a designer gerou uma parceria com dois artistas plásticos locais: Bia Egg, que desenvolveu a ilustração, e Robinson Mendanha, que foi o responsável pelas máscaras. Todas as peças, roupas e acessórios foram criadas, modeladas e costuradas pela própria estilista.

Com uma coleção inspirada na temática color party dos centros urbanos, num mix de diversas décadas em shapes mini e maxi, o estilista Marcelo Carraro apresenta na passarela uma mistura de materiais, cores vibrantes com estampas florais e quentes, muita transparência, renda, paetês, e tecidos amplos, trabalhos artesanais, e aplicação de estampas, dão o tom da coleção Verão 2012/2013 da grife.

Para fechar as apresentações do Ideia Moda, Nakaos, conduzida pelo estilista Edison José da Silva, mostra a “Força Brasileira”, inspirada na desleal concorrência que a indústria nacional vem sofrendo contra o produto estrangeiro de mão de obra barata. A marca de jeans jovem, em forma de alerta, chama a atenção dos líderes, empresários e até mesmo da comunidade, relembrando a importância do produto brasileiro, que pode ser usado como referência criativa, de qualidade, durabilidade e conforto para o mundo todo.

PRÊMIO JOÃO TURIN
Às 21 horas é hora de conhecer o vencedor do IX Prêmio João Turin, com o último desfile a apresentação dos 12 finalistas da edição 2012, de Incentivo aos Novos Designers de Moda, que mostrarão todo talento e criatividade na passarela.

O tema deste ano é Pincéis e Carretéis, com inspiração em obras de pintores paranaenses, nascidos ou residentes no estado, mais de 150 trabalhos participaram desta edição do PJT.

Desde sua primeira edição, em 2003, o Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda tem como objetivo estimular a pesquisa em temas da cultura paranaense e promover o talento de novos profissionais para o mercado de moda.

Os 12 finalistas do IX Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda são:
1- Bianca Scardazzi Pozzi, curso Design de Moda, Universidade Estadual de Londrina;
2- Bruna Galliano, curso Design de Moda, Universidade Positivo;
3- Danielle C. Lorurro de Macedo, curso Técnico em Design de Moda, TECPUC;
4- Flaviane Aparecida da Silva Martins dos Santos, curso Design de Moda, Universidade Tuiuti do Paraná;
5- Francielle de Camargo Bolsok, curso Design de Moda, Universidade Estadual de Londrina;
6- Kassia Kristine Kamiji, curso Design de Moda, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Apucarana;
7- Luan Gustavo Rodrigues, curso de Moda e Gestão, Senai/PR;
8- Matheus Bouard Galvão, curso Técnico em Estilismo de Confecção Industrial, Senai/PR;
9- Ricardo Luiz Freire de Menezes Jr, curso Técnico em Estilismo de Confecção Industrial, Senai/PR;
10- Rodolfo Schmidt Azevedo, curso Técnico em Design de Moda, TECPUC;
11- Taisa Delazzeri Burtet, curso Design de Moda, Centro Europeu;
12- Vinicius Silvestre Custódio, curso Design de Moda, Universidade Estadual de Maringá, Campus Cianorte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"