O HUMOR REFLEXIVO DE MATÉI VISNIEC NO FESTIVAL DE CURITIBA

O humor reflexivo do romeno Matéi Visniec em dose dupla

O diretor Gilberto Gawronski, figura frequente e sempre esperada do Festival de Teatro de Curitiba, e a comediante Guida Vianna, cujo trabalho o público pôde conferir no cinema em “Minha Mãe é uma Peça” e na tevê em “As Canalhas”, são o elenco de "2 X Matei", que traz o humor reflexivo de dois textos do romeno Matéi Visniec. O espetáculo faz sua estreia na Mostra 2014 e tem apresentações no Guairinha, dias 26 e 27 de Março às 21h.


O primeiro texto da montagem é “O Último Godot”. Escrito em 1987, leva à cena um personagem que sequer existe reivindicando uma participação maior na de Beckett, "Esperando Godot". Em “O Rei, o Rato e o Bufão do Rei”, o segundo texto escolhido para compor o espetáculo, um rei e um bufão esperam num calabouço suas execuções, enquanto o povo que depôs o regime os esqueceu, em festa nas ruas.

O nome do espetáculo, que está na Mostra 2014 do Festival, é uma referência à celebre montagem 4 X Beckett, de Gerald Thomas, homenageando assim dois artistas que foram mestres dos dois atores: Sérgio Britto e Ítalo Rossi.

Além da unidade temática do autor, o diretor Gilberto Gawronski destaca a temática da hierarquia vista como algo risível. A abordagem do tema é simples e sofisticada, num teatro que investe mais na mediação das palavras e menos na das pirotecnias cênicas. "O grande interesse que o público pode ter em “2 X Matei” é o quanto ele fala de nossas atuais insatisfações sociais", diz Gawronski.

Gawronski cita o autor ao justificar a montagem. “O artista tem de ser sutil para reconhecer as formas de manipulação por meio da publicidade, da moda, da indústria de entretenimento, da sociedade de consumo, dos slogans de comércio e da linguagem das mídias. Com frequência, nesses países 'livres', onde o ditador é o mercado, descobre-se que a lavagem cerebral se esconde atrás da máscara da liberdade. Portanto, é uma tarefa mais difícil identificar o mal nas sociedades democráticas, mas é essa a missão dos artistas”, afirma Matei Visniec.

Ficha técnica:
2 X Matei (Rio de Janeiro-RJ)
Autor: Matéi Visniec
Tradução: O Rei, o Rato e o Bufão do Rei (Pedro Sette-Câmera), O último Godot (Roberto Mallet)
Elenco: Guida Vianna e Gilberto Gawronski
Direção: Gilberto Gawronski
Supervisão Artística: Amir Haddad
Luz: Vilmar Olos
Video: Jorge Neto
Cenografia: Gilberto Gawronski
Figurinos: Antonio Medeiros e Tatiana Rodrigues




FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA – MOSTRA 2014



Guairinha - Auditório Salvador de Ferrante



Dias 26 e 27 de março – 21h



www.festivaldecuritiba.com.br







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"