BALÉ TEATRO GUAÍRA ENCERRA TEMPORADA COM CARMEN
Coreografia criada por Luiz Fernando Bongiovanni para o BTG
dialoga com a tradição da obra musical e acontecimentos atuais do universo
feminino
O Balé Teatro Guaíra apresenta de 15 a 18 de Dezembro, no
auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), a montagem contemporânea de
Carmen, com coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni.
Neste terceiro trabalho com o BTG (os anteriores foram Caixa
de Cores, em 2005, e Romeu e Julieta, em 2008), Bongionvanni mergulha no
contexto forte e dramático de Carmen, uma das obras mais conhecida e montada,
tanto para óperas como balés.
O cuidado do coreógrafo para esta versão começou meses antes
de ele pisar na sala de aula do Balé Teatro Guaíra. Na pesquisa feita,
Bongiovanni encontrou, entre tantas representações, a
que foi realizada pelo Bolshoi em 1967. Nesta obra, encomendada por Maya
Plisetskaya, com coreografia de Alberto Alonso, a música foi composta por
Rodion Shchedrin, marido de Maya, que se coloca como um “parceiro” de
Bizet. A trilha usada para a montagem do Guaíra é a mesma produzida por
Shchedrin.
“Gosto das histórias que os
balés tradicionais contam, são arquetípicas que pertencem
ao inconsciente coletivo. Para esta montagem, a ópera de Bizet e a obra
literária do escritor francês Prosper Mérimée foram as grandes fontes de
inspiração em termos de dramaturgia pré-existente. Somado a isto, está a
descoberta do trabalho de Shchedrin. Então esta é a Carmen do BTG, que enfatiza
a independência e a força feminina, num momento no qual a violência contra a
mulher cresce assustadoramente. É a minha reverência e respeito às mulheres”,
disse.
O processo de montagem de Carmen teve participação dos
bailarinos que tiveram, por exemplo, como tarefa muita
pesquisa sobre a obra e as várias formas como a mesma já foi apresentada.
“São excelentes artistas, dedicados e
interessados às propostas, com uma dedicação profunda a este trabalho. Tive a possibilidade, nesta terceira obra com o BTG, de
trabalhar com muita ênfase em dispositivos de improvisação e
composição”, afirma Bongiovanni. Os bailarinos tiveram também aulas de flamenco
com Carmen Romero e, diariamente, recebem orientação do diretor teatral Edson
Bueno. Também estão na produção da montagem Beto Bruel
(iluminação), Paulo Vinícios (figurino) e Gelson Amaral (cenário).
Sentimentos –
Carmen mostra paixão, ciúme e vingança. Da sedução ao trágico está o destino
infeliz dos protagonistas da história e os reflexos no mundo contemporâneo.
“Considero que é o momento adequado para revisitar o tema e,
quem sabe, aumentar a conscientização do problema da violência contra a mulher. De modo geral,
tanto para homens quanto para mulheres, faz parte da vida aprender a
lidar com o mundo quando ele não se dobra aos nossos desejos. E Carmen é uma
ótima oportunidade para se trazer o assunto à discussão. É uma história a
respeito de como se lida com as frustrações, na qual a exuberância é castrada e
isto me incomoda, D. José é um personagem que não consegue virar a
página, é imaturo neste sentido”.
Perfil - O
Balé Teatro Guaíra tem um papel importante na carreira profissional de
Bongiovanni. “É um dos mais importantes grupos do país e no meu histórico
pessoal há um espaço especial para o Guaíra porque foi aqui que realizei um dos
primeiros trabalhos como coreógrafo quando voltei ao Brasil”, afirma.
Luiz Fernando Bongiovanni é professor do MBA em Dança
da Faculdade Inspirar. Diretor e coreógrafo no Núcleo Mercearia de Idéias,
grupo de pesquisa em artes cênicas contemplado com editais estaduais e
municipais. Atualmente desenvolve Mestrado na UNICAMP na área de pedagogias da
dança.
Como bailarino dançou Giselle, A Bela Adormecida e Lago dos
Cisnes de
Mats Ek e atuou no Cullberg Ballet (Estocolmo, Suécia), Göteborgs
Operan Ballet (Gotemburgo, Suécia), Scapino Ballet Rotterdam (Holanda), Zürcher
Ballett (Zurique, Suíça) e Balé da Cidade de São Paulo.
Desde que voltou ao Brasil em 2004, trabalhou na coordenação
de projetos culturais e na condução de Oficinas de Improvisação e Composição
com entidades diversas e em companhias nas quais fez trabalhos coreográficos,
incluindo o Balé da Cidade de São Paulo do Teatro Municipal, a São Paulo
Companhia de Dança – companhia oficial do Estado de São Paulo, o Balé do Teatro
Guaíra, o Balé do Teatro Castro Alves, Balé da Cidade de Niterói, a Cia Jovem
do Bolshoi Brasil, Balé Jovem do Teatro Municipal de São Paulo e o Ballett
Hagen e Ballet im Revier, ambos na Alemanha.
Trabalhou como bailarino, coreógrafo, professor e assistente
no Balé da Cidade de São Paulo. Foi também Diretor Assistente do Balé da Cidade
de São Paulo. Nessa posição auxiliou na curadoria, gestão de projetos e gestão
pessoal, desenvolvimento do programa didático que o Balé desenvolveu junto aos
CEUs, além da coordenação na produção dos trabalhos do BCSP desde essa data
junto ao Teatro Municipal e Secretaria Municipal de Cultura.
Coordenou Residência Coreográfica na Oficina Cultural Oswald
de Andrade, realizou Oficinas de Improvisação e Composição no Centro Cultural
São Paulo, na Escola Municipal de Bailado, Centro Cultural da Juventude,
Funarte e em Festivais de Dança pelo país.
Recebeu o prêmio “Braços e Pernas pela Cidade” do Centro
Cultural São Paulo, com o solo Na Bagagem. Ministrou o curso de extensão da
Universidade Anhembi-Morumbi no primeiro semestre de 2006.
Foi selecionado para desenvolver o projeto do Artista
Residente na UNICAMP durante o segundo semestre de 2006, ministrando aulas para
graduação e pós do curso de Dança e de Teatro, dando palestras e apresentando
trabalho de conclusão com alunos da graduação de dança. Em 2011 voltou a
colaborar com a Universidade, selecionado no edital de professor especialista
convidado onde trabalhou com todos os anos da graduação nas áreas de Improvisação
e Composição Coreográfica.
Trabalhou como coreógrafo nas montagens das Óperas L'enfant
et les Sortiléges, Ariadne em Naxos, Sansão e Dalila e Ça Ira.
Ganhou o Prêmio Denilto Gomes de Melhor Espetáculo em 2016
com o trabalho Breve Compêndio para Pequenas Felicidades e Satisfações
Diminutas.
CARMEN
Ficha técnica
Concepção, Coreografia e Direção: Luiz Fernando Bongiovanni
Co-direção: Edson Bueno
Música: Georges Bizet/ Rodion Shchedrin / Ärvo Pärt
Iluminação: Beto Bruel
Figurino: Paulo Vinícios
Cenário: Gelson Amaral
Assistente de coreografia e ensaiadora: Márcia de Castro
Ensaiadora: Rosi Viol
Consultoria de Dança Flamenca: Carmen Romero
Elenco:
Carmen: Malki Pinsag/Deborah Chibiaque
Don Jose: Rodrigo Castelo Branco/Andre Neri
Micaela: Patrícia Machado/ Danyla Bezerra
Toureiro: Fábio Valladão/ Patrich Lorenzetti
Bailarinos: Andre Neri, Ane Adade, Cesar Nunes, Daniel
Siqueira, Danyla Bezerra, Deborah Chibiaque, Fábio Valladão, Juliana Rodrigues,
Karin Chaves, Leandro Vieira, Luciana Voloxki, Malki Pinsag, Marcela Pinho,
Natanael Nogueira, Nayara Santos, Nelson Mello, Patrich Lorenzetti, Patricia
Machado, Raphael Ribeiro, Reinaldo Pereira, Rene Sato e Rodrigo Castelo Branco.
Fotos Cayo Vieira
Serviço: Carmen com Balé Teatro Guaíra
De 15 a 17 de Dezembro, às 20h30
Dia 18 de Dezembro, às 18h
Ingresso: R$20,00 (50% nos casos previstos em lei e 50% para
Clube Gazeta do Povo. Descontos não cumulativos)
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão)
Praça Santos Andrade, s/n - Curitiba - PR
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