2º ENCONTRO DE CHEVETTES MOVIMENTA O STUDIO PHOENIX NO PHOENIX AMERICAN MEX
2º Encontro de CHEVETTES se realiza neste sábado, no Phoenix American Mex
Neste Sábado (29), o Studio Phoenix e o Phoenix American Mex recebem mais um grande evento automobilístico desta vez quem estaciona no pátio do bar mais american/mex são os CHEVETTES, automóvel lançado pela General Motors no ano de 1973, sendo fabricado pela montadora Chevrolet no Brasil.
O Chevette foi introduzido inicialmente como um sedan duas portas mantendo como sua principal característica, mas posteriormente também foram oferecidos modelos com 4 portas para exportação e versões em hatchback. O Chevette originou outros modelos derivados como a station wagon Marajó e a pickup Chevy 500.
O Chevette também ficou conhecido pela sua potência oferecida. Durante toda sua história, o Chevette já veio equipado com vários motores: 1.0, 1.4 (carburação simples e dupla, está somente em 1982 como opcional), 1.6 (carburação simples) e 1.6/S (carburação dupla, a partir de 1988, um ano após sua última reestilização). Também foram introduzidos motores tanto a gasolina quanto a álcool.
Neste Sábado além de serem conhecidos vários modelos no estacionamento do Phoenix American Mex o bar abre as 8 horas quando será servido um café até as 9 horas da manhã para os participantes, em seguida a cozinha fica aberta com o cardápio especial para o horário do dia onde a cozinha pode ser conhecida com vários drinks especiais, hamburguers, batatas suíças e um espaço especial também onde terá Chopp, espetinhos e barracas para escolher lembranças e peças para serem adquiridas.
Desenvolvimento do Chevette
Sob a direção do engenheiro-chefe John Mowrey, a GM começou a desenvolver o Chevette em dezembro de 1973, em resposta à crise do petróleo daquele ano. Por conta disso, as vendas de automóveis na época haviam caído consideravelmente e a Chevrolet pensava em criar um veículo com maior eficiência e que economizasse combustível.
O Chevette originou-se do chamado "Projeto 909" - o que se tornaria futuramente o programa de carros T, assim chamado porque os veículos compartilhavam a plataforma T da GM. Com os conhecidos problemas do seu antecessor, o Vega - que incluía questões de produção, problemas de confiabilidade e uma séria propensão à corrosão - a equipe reformulou a plataforma internacional de tal forma que o Chevette não compartilhasse um único painel de carroceria, retrabalhando-a extensivamente para realçar a proteção da corrosão.
Nos Estados Unidos, o Chevette foi lançado oficialmente em 16 de setembro de 1975, em Washington DC. Inicialmente, a GM projetou vendagens iniciais de 275.000 unidades em seu primeiro ano. O modelo alcançou a marca de 2.793.353 vendas em terras estadunidenses no ano de 1987 quando sua linha de produção naquele país foi encerrada. O último Chevette fabricado por lá saiu em 23 de dezembro de 1986 já como modelo 1987, um hatchback azul duas portas que foi enviado a uma revendedora oficial da Chevrolet em Springdale, Ohio.
No Brasil, o modelo foi lançado antes mesmo de seu lançamento americano em 1973 como um sedan duas portas e, posteriormente, quatro portas. O veículo alcançou um sucesso de vendas significativo no país, originando outros modelos como a Marajó (station wagon) e a Chevy 500 (pickup).
Serviço: Studio Phoenix e Phoenix American Mex
Br 116, 6000 esquina com Rua Raphael Papa, 1600 Jardim Social - Curitiba.
Telefone: 41 3362-9275
Entrada Franca.
Br 116, 6000 esquina com Rua Raphael Papa, 1600 Jardim Social - Curitiba.
Telefone: 41 3362-9275
Entrada Franca.
Comentários