LENI AKCELRUD LANÇA O LIVRO: CORAÇÃO SEM ENDEREÇO

Doutora em Química pela UFRJ, a autora lança nesta terça-feira, 24, na Livraria da Vila, em Curitiba, o primeiro romance, trama que envolve brasileiros, um médico nazista, transplante e trapaças

O cenário é o subúrbio do Rio de Janeiro dos anos 70, auge da ditadura militar, com personagens deslocados de suas origens. Há uma família nordestina, um médico nazista, um professor gaúcho, paulistanos, além de cariocas. Há uma criança que corre risco de vida porque necessita de transplante, há falcatruas e preconceitos raciais.

O espaço de convivência destes personagens é um prédio de classe média que abriga almas inquietas e pelo qual transitam segredos, doença, chantagens, subornos e morte. Tudo e quase todos têm o seu preço.

Coração Sem Endereço é o primeiro romance da Doutora em Química, e referência mundial em polímeros eletroluminescentes, Leni Akcelrud. O lançamento será nesta terça-feira (24/10), a partir das 18h30, na Livraria da Vila, no Pátio Batel. “Apesar do meu fascínio pela ciência, sempre quis escrever este livro”, afirma.

Leni é doutora em química (com livro publicado na área) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-doutorado na Universidade de Massachusetts e autoridade mundial em polímeros eletroluminescentes.

Atualmente ela coordena o laboratório de polímeros Paulo Scarpa, da Universidade Federal do Paraná. E foi no trânsito difícil da casa até o Centro Politécnico, onde está o laboratório, que durante cinco anos ela elaborou personagens e detalhes (o livro tem muitos). “Neste tempo em que eu ficava no carro construí boa parte do livro”.

Coração Sem Endereço tem descrições minuciosas isoladas das personalidades e do modo de vida de cada um. Eles começam a se relacionar à medida que passam a conviver no mesmo imóvel, o Edifício Dona Clara (homenagem à mãe), e a construção da história policial começa.

Foram anos de pesquisas em documentos da Segunda Guerra Mundial, relatos dos meus familiares e das minhas memórias de quando morei no Rio de Janeiro. Tive ainda a consultoria da minha irmã, que é psicóloga, para traçar o perfil dos habitantes do livro”, conta.

A autora é descendente de imigrantes judeus que vieram da Bessarábia (Europa Oriental) para o Brasil no inicio do século 20.

É um pouco de mim, sem identificação específica com algum personagem, e do passado de meus familiares diretos e indiretos atingidos pelo nazismo. Não há judeus neste romance. Apenas a autora”, disse.

Serviço: Lançamento do livro Coração Sem Endereço
De Leni Akcelrud
Dia 24 de outubro, a partir das 18h30
R$39,00 - Editora Amarlilys                           
Livraria da Vila
Pátio Batel na Avenida do Batel, 1868 - Curitiba. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"