TEMPORADA DE REPERTÓRIO ABRE PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DA SÚBITA COMPANHIA DE TEATRO

Grupo curitibano celebra 12 anos com apresentações gratuitas e encontro internacional. Inscrições para oficinas estão abertas

Para comemorar o aniversário de 12 anos, a Súbita Companhia de Teatro realiza uma série de atividades ao longo dos próximos meses, com ações de pesquisa, formação, intercâmbio, difusão, circulação, publicação, produção, democratização e acessibilidade. A Temporada de Repertório abre a programação com apresentações gratuitas das peças “Amores Difíceis” e “Porque Não Estou Onde Você Está”, no Teatro Novelas Curitibanas, entre os dias 27 de Junho e 7 de Julho.

OEncontro Internacional de Investigações Cênicas”, em outubro, que também faz parte da programação, vai oferecer oficinas, masterclasses, falas públicas, mostras de processo, lançamento de livro sobre a companhia, apresentações de trabalhos e mesas de conversa, com a participação de artistas do Brasil, dos EUA e da Argentina. As inscrições para as seis oficinas ofertadas, no entanto, devem ser feitas até 30 de Junho no site www.subitacompanhia.com.br .  

A Súbita surgiu em 2007, nos cursos livres da escola Pé no Palco. Menos de um ano depois, o primeiro espetáculo, “Diga Onde Dói”, já chegou com a marca que ficaria impressa na trajetória do grupo, o processo colaborativo guiando os primeiros passos na criação de uma linguagem própria. Nos dois anos seguintes, mais dois espetáculos e a primeira indicação ao Troféu Gralha Azul, com “Coração de Congelador”. E assim seguiu a Súbita Companhia, ano após ano apresentando um novo projeto, acumulando indicações, conquistando premiações e apoios que permitiram a construção de uma trajetória relevante.
A programação de aniversário foi viabilizada por edital do Profice e tem apoio da Copel.
Serviço e programação da Temporada de Repertório – Parte 1

AMORES DIFÍCEIS
Foto: Marco Novak. 
Aposta na metalinguagem para investigar o amor e seus embates. Na tentativa de encenar o conto “Aventura de um esposo e uma esposa”, do escritor italiano Ítalo Calvino, quatro atores buscam referências em cenas teatrais clássicas para compreender o cotidiano de um casal que praticamente não se encontra. Amores Difíceis traz a assinatura da Súbita Companhia na pesquisa continuada em teatro físico e dramaturgia do gesto e levanta uma questão: afinal, o que realmente sabemos sobre o amor?
Espetáculo realizado pelo edital Mecenato Subsidiado com incentivo da CELEPAR estreou em abril de 2013 no Teatro Novelas Curitibanas. Indicado em 02 categorias do Prêmio Troféu Gralha Azul: * Melhor espetáculo * Melhor Direção - Maíra Lour.

DATAS: 27 a 30 de JUNHO
HORARIO: 20 HORAS
LOCAL: TEATRO NOVELAS CURITIBANAS
ENTRADA GRATUITA
INDICAÇÃO: 16 ANOS

PORQUE NÃO ESTOU ONDE VOCÊ ESTÁ
O espetáculo trata da relação peculiar entre um homem e uma mulher que constroem, ao longo do tempo, estratégias de convivência e de comunicação. Eles criam uma infinidade de regras para as suas ações cotidianas e reinventam a comunicação com uma linguagem própria, elaborada a partir de gestos e ações corporais que só eles compreendem. A partir da sobreposição entre presente, passado e futuro, memórias são reveladas num jogo cênico que reflete a dificuldade de interagir com o outro e que questiona a fragilidade das relações humanas.
Foto:Olívia D'Agnoluzzo.

Espetáculo realizado através do Fundo Municipal de Cultura estreou em 2012 no Teatro Novelas Curitibanas. Recebeu 08 indicações ao Prêmio Troféu Gralha Azul nas categorias: *Melhor Espetáculo *Melhor Direção – Maíra Lour *Melhor Atriz – Janaina Matter *Melhor Atriz Coadjuvante – Helena Portela *Melhor Composição Musical – Edith de Camargo *Melhor Figurino – Cristine Conde *Melhor Cenário – Enéas Lour *Melhor Iluminação – Beto Bruel 

DATAS: 4 A 7 DE JULHO
HORARIO: 20 HORAS
LOCAL: TEATRO NOVELAS CURITIBANAS
ENTRADA GRATUITA
INDICAÇÃO: 16 ANOS.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"