Após sucesso no Espírito Santo, app V1 pretende revolucionar a mobilidade urbana da capital paranaense
De
acordo com o último ranking divulgado pelo Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, Curitiba está entre as cinco
capitais com a maior frota de veículos circulando. A busca por soluções
de mobilidade urbana passa pela locomoção intermodal, que utiliza vários
meios de transporte, mas também pela conscientização a respeito de como
os veículos particulares - principalmente os que são utilizados por
apenas uma pessoa - prejudicam o meio ambiente e a qualidade de vida das
pessoas como um todo.
Nesse sentido, uma das iniciativas mais
inovadores do ecossistema de inovação do Brasil é o V1, braço da Vix
Logística, um dos maiores players do
setor no país, que possui 9.500 colaboradores, operações de norte a sul
do Brasil e também no Mercosul e atua em locação e gestão de frotas,
translado de pessoas, movimentação de cargas, logística automotiva e
mobilidade urbana por APP - mais nova solução desenvolvida pela empresa
capixaba, que faz parte do Grupo Águia Branca.
É exatamente essa a inovação que chega a
Curitiba por meio do V1, que oferece dois tipos de serviço: aluguel de
carros 100% digital e veículos por assinatura. Ambos funcionam via
aplicativo e já estão fazendo sucesso desde o ano passado na Grande
Vitória (ES). A novidade começa a operar na capital paranaense a partir
de 10 de Novembro com assinatura e aluguel de carros por diversos
períodos, inclusive meia-diária (12h) - algo raro dentre as locadoras
tradicionais.
A frota terá cerca de 100 veículos de
vários portes e inúmeras aplicabilidades. Entre eles, os hatchs
compactos e 1.0 Fiat Uno, Chevrolet Onix (nos modelos Joy e LT), a
minivan 7 lugares GM Spin, o sedan Toyota Corolla, a SUV Volkswagen
T-Cross automática e dois veículos utilitários que serão uma verdadeira
"mão na roda" para quem precisa transportar utensílios, ir para o campo
ou, simplesmente, necessita de mais espaço: a Fiat Fiorino Furgão e a
pick-up Toyota Hilux 4x4.
ALUGUEL PELO TEMPO NECESSÁRIO
No caso do serviço de aluguel, o
cliente pode retirar e devolver o automóvel em uma das estações V1
espalhadas pela cidade, além de contar com um serviço exclusivo de leva e
traz. Nesta modalidade, o cliente seleciona dia, horário e local e um
funcionário V1 levará o automóvel para locação, assim como poderá
buscá-lo quando a locação terminar. Nesse momento, aliás, o veículo
passa por um serviço completo de higienização e desinfecção para que, a
partir daí, possa estar disponível novamente na plataforma.
Para o vice-presidente da divisão de
logística do Grupo Águia Branca, Kaumer Chieppe, o serviço, além de
incentivar a mobilidade inteligente e promover novas experiências,
oferece conveniência, comodidade e praticidade. “Seguimos na missão de
estar sempre à frente, criando soluções inovadoras e adequadas às
demandas desse mercado em constante ebulição. Com este serviço, trazemos
ao mercado paranaense uma solução totalmente digital em aluguel de
automóveis, sem fila, burocracia e com disponibilidade de aluguel
imediato, a qualquer hora do dia. É um serviço ajustado às necessidades
do usuário com autosserviço inovador e exclusivo, via aplicativo de
celular”, destaca.
“Enxergamos a tendência do carsharing
– compartilhamento de carros – como uma excelente alternativa para
melhorar a mobilidade urbana, já que um único automóvel é usado por
vários membros da mesma sociedade e apenas quando preciso. Desta forma,
há menos circulação de carros nas ruas e melhor aproveitamento
econômico, visto que os carros não ficam parados nas garagens para uso
esporádico”, complementa Kaumer.
Serviço baseado na confiança
O processo de locação é muito simples.
Após o download do app e cadastro inteiramente on-line, o cliente já
pode selecionar a modalidade de aluguel e período de contratação. Após o
cadastramento de um cartão de crédito válido, o aluguel é efetuado. Em
seguida, basta encontrar o veículo no ponto de coleta selecionado,
escanear o QRCode localizado no parabrisa e abrir a porta do carro via
bluetooth direto do celular. O próprio cliente faz uma rápida checagem
do estado do veículo, podendo, inclusive, tirar fotos de possíveis
avarias. Por fim, é só desfrutar da comodidade e conveniência do carro
V1, para depois devolvê-lo em uma das estações espalhadas pela cidade.
"A frota V1 é formada por carros
cuidadosamente selecionados, com menos de um ano de uso e inteiramente
automatizada, já que o acesso ao veículo é realizado via QRCode e o
motorista encontra as chaves no porta-luvas do automóvel. Outro serviço
exemplar é o nosso cuidado com a higienização entre cada locação,
assegurando uma entrega segura e de qualidade", complementa a
diretora-executiva da Vix, Patrícia Chieppe.
A comodidade dos veículos por assinatura
Além do serviço de aluguel, o V1 também
oferece a opção de assinatura mensal, uma tendência que se fortalece a
cada dia, baseada no conceito de "uso" e não de "posse". Essa solução
inovadora tem como objetivo proporcionar mais economia, segurança e
facilidade na hora de conquistar um carro zero-quilômetro.
Além de ser mais vantajoso
financeiramente, essa modalidade elimina toda a burocracia que envolve a
compra e a venda de um zero quilômetro, como documentação, desgaste de
peças e desvalorização. No modelo de assinatura, o cliente tem a opção
de escolher planos que variam entre um e dois anos, e entre 500 km e
2.000 km de franquia para rodar por mês. O pagamento é feito mensalmente
no cartão de crédito e já inclui toda a documentação (IPVA,
licenciamento e emplacamento), proteção, manutenção preventiva e
revenda. Ao final do período, o veículo é devolvido e o cliente tem a
opção de assinar um novo carro zero-quilômetro.
ESPAÇO V1 - Em Curitiba, serão mais de 10 pontos de
entrega e retirada dos carros, entre eles o Shopping Estação (piso G5),
onde fica o espaço do V1, com a maior parte da frota. Além disso, as
Estações V1 estarão espalhadas pela cidade, em locais como Shopping
Estação, Postos Valência e Curió. Para usar qualquer um dos serviços,
basta fazer o download gratuito do app disponível para todos os sistemas
operacionais.
Mais informações:
Endereço Loja V1 Curitiba: Shopping Estação - Piso G5 - Av. Sete de Setembro, 2775 - Curitiba
Telefone: 0800 721 1617
* Fotografia: Ebraim Martini.
Comentários