NO INSTITUTO INTERNACIONAL JUAREZ MACHADO PROGRAMA COM ARTES VISUAIS E MÚSICA EM AGOSTO

                          PROGRAMA COM ARTES VISUAIS E MÚSICA EM AGOSTO 

     O Instituto Internacional Juarez Machado apresenta no mês de Agosto mais três exposições de arte contemporânea. Entram em cartaz no sábado dia 13 deste mês as exposições “Instigante” com 101 pinturas inéditas do artista catarinense Mário Timm; “Ser y Tiempo” vinte pinturas expressionistas em tinta acrílica sobre tela do mestre argentino Horacio Cacciabue; e “Laboratório de Arte-Coletiva” com obras de doze artistas visuais de Joinville. 

A música também está contemplada na programação, com início as 10 horas da manhã, com apresentação do consagrado barítono Douglas Hahn em parceria com o pianista Matheus Alborghetti e amplo repertório erudito e popular.

O diretor artístico do Instituto e responsável pela programação cultural, Edson Machado afirma que a prioridade da instituição durante todo o ano de 2022 é oportunizar as práticas criativas dos artistas que vivem e trabalham em Santa Catarina e mostrar ao público seus processos e resultados. “Mantemos ainda, em paralelo, nossa meta de internacionalização e diplomacia, convidando para expor em conjunto com os talentos locais um dos mais atuantes pintores da Argentina na atualidade”, complementa Edson.

      Programação variada  

     “Instigante” é o título que o artista Mário Timm dá à sua ampla coleção de 101 pinturas, todas produzidas freneticamente durante a pandemia em seu ateliê em Joinville. São telas coloridas e gestuais, configuradas com largas pinceladas e identificadas como expressionismo abstrato. A curadoria é assinada por Edson Machado que destaca:” Sua arte tem a intenção de exaltar o espontâneo, o irracional, o imponderável. Criadas sob reclusão, as obras recentes trazem à luz, com identidade própria, a profusão de ritmos e massas cromáticas rugosas com referências da Pop Art”.

     Horacio Cacciabue é veterano e um dos grandes nomes da pintura figurativa de Buenos Aires. “El Índio” como é conhecido pelos portenhos se autodefine pintor, amante do cinema e da boemia, e diletante da filosofia. “Ser y Tiempo” é o título desta mostra, pela primeira vez no Brasil, e homenageia o filósofo alemão Martin Heidegger cujo livro mais importante é “Ser e o Tempo”. As obras expostas retratam cenas de bandas de jazz e blues, lutas em ringues de boxe, e uma série de pinturas eróticas. Expos na Argentina, Inglaterra e China e a curadoria vem assinada por Guillermo Torres (Argentina) e Edson Machado (Brasil).

Já o Laboratório de Arte com sua exposição Coletiva pretende mostrar um panorama sintético das diversas poéticas e metodologias criativas postas em prática por doze artistas visuais contemporâneos: Bernadete Merino, Costa Pereira, Gabriel F. Mouco, Gori, Jan M.O., Mirian Puerta, Motta, Rogério Negrão, Roseli Sartori, Rosi Costah, SoniaRosa, Tirotti, todos integrantes das turmas do programa experimental de seu orientador e curador Gleber Pienis. Mostram 20 trabalhos em vídeo, pintura, fotografia, colagem, objeto, cerâmica, instalação e livro de artista. A exposição tem o apoio cultural da Prefeitura de Joinville e da Secretaria de Cultura e Turismo através do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (SIMDEC).

     A música fica a cargo do barítono brasileiro nascido em Joinville, Douglas Hahn um dos principais nomes do canto lírico no país desenvolvendo sua carreira internacional em importantes teatros e salas de concerto, junto ao pianista paranaense Matheus Alborghetti com interpretações de peças de Verdi, Mozart e outras de cunho popular. 

A promoção tem o apoio das empresas Plastibrás, Convisa S/A, e Empadas Jerke. 

As exposições permanecem abertas ao público de 13 de Agosto a 1º de Outubro  de 2022, de terça-feira a sábado das 9 às 18 horas. O Instituto Internacional Juarez Machado tem sua sede à Rua Lages, 994 em Joinville - SC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"