ORQUESTRA LADIES ENSEMBLE APRESENTA MÚSICA BARROCA EM CONCERTOS NO AUDITÓRIO REGINA CASILLO


A Orquestra Ladies Ensemble faz dois concertos gratuitos neste fim de semana em Curitiba, no Auditório Regina Casillo, dentro do projeto Bravíssimo Concertos.

Ladies Ensemble traz beleza da música barroca em concerto gratuito em Curitiba

Com obras de Vivaldi, Purcell e Telemann, orquestra faz concerto didático dentro do Projeto Bravíssimo

 

A beleza e a história da música barroca será apresentada pela Orquestra Ladies Ensemble, nos próximos dias 26 (sexta) e 27 (sábado) de agosto, às 20h, dentro do projeto Bravíssimo Concertos. No repertório estão obras dos compositores Antonio Vivaldi (1678-1741), Georg Philipp Telemann (1681-1767) e Henry Purcell (1659-1695) e a contextualização histórica e musical feita pela professora de música clássica do Solar do Rosário, Clarice Miranda.

A regência será do maestro titular da orquestra, o venezuelano Roberto Ramos, e da maestrina assistente Clara de Lanna Borges Caixeta. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados em http://sympla.com.br

 

Vivaldi e o universo feminino

Compositor e músico italiano do período Barroco, Antonio Vivaldi (1678-1741) compôs a maior parte das suas obras para mulheres: suas alunas do “Ospedalle della Pietà”, instituição veneziana que acolhia meninas órfãs. Na época, a qualidade da interpretação da orquestra feminina despertava a atenção, atraindo público de toda a Europa a Veneza.

Três séculos depois, o protagonismo feminino se repete com as 20 instrumentistas profissionais da Ladies Ensemble, primeira orquestra profissional do Brasil formada exclusivamente por mulheres. Até mesmo as solistas são componentes do próprio grupo. “Comumente quando as orquestras escolhem os solistas para os espetáculos, as mulheres são preteridas, além da preferência ser por músicos convidados”, conta Fabiola Bach Akel, fundadora e diretora artística da orquestra.

 

A Ladies Ensemble

A Orquestra Ladies Ensemble atua desde 2009 e reúne musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações. A orquestra é expoente em um universo com diminuta presença feminina em posições de liderança e mostra que mulheres podem ser protagonistas em uma orquestra.

O apoio a causas femininas é uma de suas missões centrais - entre elas, a conscientização sobre o câncer de mama. Para isso, participou com a Unicultura do projeto Concerto das Rosas “Concerto das Rosas” - espetáculo apresentado para milhares de pessoas entre 2017 e 2018 com o objetivo de arrecadar fundos para a compra de próteses mamárias.

 

O Bravíssimo

O projeto Bravíssimo, da Unicultura, teve início em 2019, na cidade de Medianeira. A partir da compra do primeiro piano da cidade foi desenvolvida uma programação anual de concertos didáticos de diferentes correntes musicais. Em paralelo, profissionais da música realizaram uma série de ações educacionais que proporcionaram aos alunos da rede pública de ensino contato com todo o universo musical.

Em sua segunda temporada, o projeto ganha alcance com concertos nas cidades de Cascavel, Medianeira e Curitiba. Estão previstas apresentações de ópera, música clássica instrumental, música medieval e música brasileira. Assim, o Bravíssimo segue com a sua missão de formar plateia e ampliar os conhecimentos musicais das novas gerações.

 

A Unicultura

A Unicultura nasceu em 2008 com o desejo de promover a perspectiva sobre o potencial da arte e cultura como forças geradoras de desenvolvimento local. Desenvolve projetos culturais, presta consultoria, idealiza cursos, oficinas e palestras, criando soluções que dialoguem com a Educação, Saúde e Meio Ambiente junto aos artistas, criativos, empresas e sociedade.

 

Realização, apoios e patrocinadores

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura, o Bravíssimo tem patrocínio da Copel, Lar, BRDE, Elejor, Compagás, Fertipar, Grupo Barigui, Instituto Cultural Vale, Peróxidos Brasil. Realizado pela Unicultura com apoio do Auditório Regina Casillo e produção da Trento Comunicação Integrada.  

 

Serviço: Bravíssimo Concertos Barrocos com Ladies Ensemble

Datas: 26 e 27 de Agosto de 2022

Horário: 20h

Local: Auditório Regina Casillo - Rua Lourenço Pinto, 500, Centro, Curitiba – PR

Ingressos gratuitos: https://bit.ly/3AFRMWc

Estacionamento gratuito no local.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"